Religador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Religador em área rural

Religador é um equipamento utilizado em redes aéreas de distribuição de energia com a função de protegê-las contra surtos de energia e problemas transitórios, buscando reduzir o tempo de interrupção de fornecimento de energia nos casos de problemas não permanentes[1].

Este tipo de atuação parte do princípio de que, no caso de linhas aéreas de distribuição ou transmissão, a maioria dos defeitos são transitórios, provocados por toques de partes de plantas nas linhas, induzidas por rajadas de vento. ou por materiais sendo levados pelo vento. Assim sendo, o desligamento e posterior religamento (após um tempo necessário para a extinção do arco elétrico ou para a remoção natural dos materiais que provocaram o curto-circuito) são suficientes para evitar grandes problemas no sistema elétrico, e se reduz drasticamente a indisponibilidade de energia para os consumidores ligados à linha em questão. Os religadores podem ser classificados quanto ao meio de interrupção de arco em:

  • Interrupção em óleo
  • Interrupção em gás SF6
  • Interrupção em vácuo

Princípio de funcionamento[editar | editar código-fonte]

Um religador detecta um problema na linha e desliga automaticamente a energia. Um instante depois (a duração pode ser percebida apenas como o piscar de uma lâmpada), o religador volta a ligar a energia, mas se o problema ainda estiver presente, ele desliga novamente. Se o problema ainda estiver presente após três ciclos programados de aberturas e fechamentos, o equipamento considera o problema como permanente e permanece desligado. A concessionária de energia deve enviar uma equipe ao local para então consertar o problema na linha e rearmar manualmente (ou via telecomando) o religador para restaurar o fornecimento de energia.

Tipos de religadores[editar | editar código-fonte]

Existem vários tipos de religadores:

Religadores monofásicos - Os religadores monofásicos são usados para proteger linhas monofásicas como ramificações ou derivações de um alimentador trifásico.

Religadores trifásicos - Os religadores trifásicos são usados em circuitos trifásicos para melhorar a confiabilidade do sistema e quando o bloqueio de todas as três fases é necessário no caso de qualquer falha permanente, a fim de evitar a fase única de cargas trifásicas, tais como motores trifásicos grandes. A seleção do religador é baseada nas classificações elétricas necessárias, no meio de interrupção e isolamento e na seleção de controle hidráulico ou eletrônico.

Religadores triplos - Religadores triplos possuem tanques com buchas de desarme separados, são controlados eletronicamente e têm três modos de operação: desarme trifásico com desenergização trifásica, desarme monofásico com desenergização trifásica e desarme monofásico com desenergização monofásica.

Religador triplo modelo SPEAR, fabricado pela Eaton. Note os tanques e buchas separados

Religadores hidráulicos - Os religadores hidráulicos ainda são usados na maioria das redes monofásicas e em alguns alimentadores trifásicos, sendo o tipo mais antigo de religador. Ele é constituído por um tanque de óleo isolante com um sistema interno de controles de sobrecorrente, bobinas e pistões de desarme conectadas em série com a linha. Possuem 6 terminais trifásicos fixos na tampa superior do tanque, abaixo deles, as bobinas e atuadores hidráulicos imersos em óleo isolante.

Religador hidráulico modelo WVE, da Cooper Power Systems

Religador com controle microprocessado ou eletrônico - Esses religadores possuem controles baseados em microprocessador e/ou eletrônicos alojados em um gabinete separado do religador e convenientemente permitem alterações nas configurações operacionais. Uma ampla gama de acessórios está disponível para personalizar a operação básica, resolvendo muitos problemas de aplicação.

Em comparação com o religador hidráulico, eles são mais flexíveis, mais facilmente personalizados e programados, e têm funcionalidades avançadas de proteção, medição e automação da rede.

Os controles microprocessados normalmente utilizam software de interface baseado em PC para ajustar as configurações de controle, gravar informações de medição e estabelecer parâmetros de comunicação. Eles também fornecem ferramentas de análise que incluem localização de falhas, gravação de eventos e funções de oscilografia.

Religadores com controles eletrônicos começaram a ser usados desde meados da década de 1980 e ainda podem estar em operação até hoje nos dias atuais.

Referências

  1. Henrique Mattede. «O que é chave religadora? Funcionamento e aplicações». Mundo da Elétrica. Consultado em 6 de junho de 2023 
Ícone de esboço Este artigo sobre Eletricidade é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.