René Goulaine de Laudonnière

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Laudonnière retratado em 1846

René Goulaine de Laudonnière (c. 15291574) foi um explorador huguenote francês e fundador da colônia francesa de Fort Caroline no que hoje é Jacksonville, Flórida. O almirante Gaspard de Coligny, um huguenote, enviou Jean Ribault e Laudonnière para explorar locais potenciais na Flórida adequados para colonização pelos protestantes franceses.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Laudonnière era um nobre huguenote e marinheiro mercante de Poitou, França. Sua data de nascimento e origens familiares são atualmente desconhecidas. Uma escola de historiadores o vincula a um ramo da família Goulaine, sediado em Laudonnière, perto de Nantes. Uma reivindicação concorrente insiste que ele era um Burdigale (ou Bourdigalle) da cidade portuária de Les Sables-d'Olonne. Nenhum registro contemporâneo foi publicado para substanciar qualquer teoria.

Em 1562, Laudonnière foi nomeado segundo no comando da expedição Huguenote à Flórida sob o comando de Jean Ribault. Partindo em fevereiro de 1562, a expedição voltou para casa em julho, após estabelecer o pequeno povoado de Charlesfort, na atual Carolina do Sul.

Depois que as guerras religiosas francesas estouraram entre os católicos franceses e os huguenotes, Ribault fugiu da França e buscou refúgio na Inglaterra. Enquanto isso, os huguenotes planejaram outra expedição à Flórida e Laudonnière foi colocado no comando na ausência de Ribault. Em 1564, Laudonniere recebeu 50.000 coroas de Carlos IX e voltou para a Flórida com três navios e 300 colonos huguenotes.

Referências

  1. Armand Guéraud, in Biographie Bretonne, ed. M. Levot, for the Goulaine theory, and A.F.Lièvre, Histoire des protestants et des églises réformées du Poitou, p.46 for the Bourdigalle claim.