Risco aviário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um caça-bombardeio AMX atingido por um Urubu-de-cabeça-preta

Risco aviário ou, atualmente, risco de fauna (em inglês Bird/wildlife strike risk) é, na aviação, o risco de colisão entre uma aeronave e uma ou mais aves. Desde 2012, a Organização de Aviação Civil Internacional (sigla em inglês ICAO) aumentou o leque dessa definição, incluindo morcegos e, principalmente, animais terrestres que se envolvem em colisões nas áreas de pouso de aeronaves em todo o mundo (Doc 9137 AN/898 Part 3). Essas colisões, quase sempre fatais para os animais, continuam causando acidentes aéreos que, por vezes, incluem fatalidades. A ocorrência de acidentes com vítimas fatais envolvendo aeronaves de transporte comercial de passageiros é relativamente baixa: um caso por cada bilhão de horas de voo.[1] Cerca de 65% das colisões com aves causam pouco ou nenhum dano aos aparelhos.[2] Entretanto, acidentes mais sérios podem ocorrem se o animal se chocar com alguma parte da aeronave que não seja certificada para resistir ao impacto, como, por exemplo, o parabrisas de aeronaves menores ou mesmo se ocorrer a ingestão do animal pelo motor de aeronave de maior porte, como ocorreu em Nova Iorque, em 2009, no evento conhecido como o Milagre do Hudson. Fato é que colisões com fauna envolvendo aviões civis geram, anualmente, prejuízos estimados de US$ 1.2 bilhão, segundo dados publicados em 2000.[3]

Referências

  1. Thorpe, John (2003). "Fatalities and destroyed civil aircraft due to bird strikes, 1912-2002". International Bird Strike Committee, IBSC 26 Warsaw. 
  2. Milson, T.P. & N. Horton. Birdstrike. An assessment of the hazard on UK civil aerodromes 1976-1990. [S.l.]: Central Science Laboratory, Sand Hutton, York, UK, 1995.
  3. John R. Allan et Alex P. Orosz (27 août 2001). The costs of birdstrikes to commercial aviation.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Risco aviário
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.