Rocha de Etã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A rocha de Etã é mencionada como uma rocha na caverna onde Sansão se escondeu depois de ferir os filisteus no "quadril e na coxa com um grande ferimento".[1][2] Foi em Judá, mas aparentemente na região montanhosa baixa (mesmo local da cidade de Etã). A colina rochosa em que se situa a vila de Bayt 'Itab, perto de Sur`ah (Zorá), foi sugerida por Claude Reignier Conder como a "Rocha de Etã", devido a uma corrupção de seu nome.[3] Outros sugerem que a caverna conhecida como 'Arak Isma`in, como descrita por Hanauer (PEFS, 1886, 25), deve ser identificada com a "Rocha de Etã". A caverna, no alto dos penhascos do norte de Wady Isma`in, é um objeto perceptível da ferrovia quando o trem entra no desfiladeiro.[4]

Referências

  1. «E feriu-os com grande ferimento, pernas juntamente com coxa; e desceu, e habitou na fenda da rocha de Etã.» (Juízes 15:8)
  2. «Então três mil homens de Judá desceram até a fenda da rocha de Etã, e disseram a Sansão: Não sabias tu que os filisteus dominam sobre nós? Por que, pois, nos fizeste isto? E ele lhes disse: Assim como eles me fizeram a mim, eu lhes fiz a eles.» (Juízes 15:11)
  3. Claude Reignier Conder, Tent Work in Palestine (vol. 1), Londres, 1879, pp. 273, 275
  4. International Standard Bible Encyclopedia, 1915 (domínio público)
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Israel é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.