Roland Menges

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Roland Menges (nascido em 16 de novembro de 1965 em Brunsvique) é um economista alemão e professor da Universidade de Tecnologia Clausthal.

Vida[editar | editar código-fonte]

Menges estudou economia na Universidade Christian Albrechts em Kiel e recebeu seu diploma em 1992. Em 1993, foi pesquisador visitante no Centro de Economia Experimental da Universidade de York, Grã-Bretanha. Em 1996, tornou-se doutorado (Dr. sc. pol.) em Kiel com uma tese sobre preferências incertas e o uso adaptativo de estratégias de informação. Entre 1999 e 2003, ele foi membro da iniciativa europeia "Comércio de Certificados de Energias Renováveis" (RECS), durante a fase piloto do comércio de certificados europeus. Ele recebeu sua habilitação em economia em 2006 com uma tese sobre o fornecimento de bens ambientais públicos na Universidade de Flensburg.

Desde julho de 2010, Menges é professor de economia, especialmente macroeconomia na Universidade de Tecnologia Clausthal. Suas principais áreas de pesquisa são economia ambiental, economia comportamental e pesquisa econômica experimental[1], especificamente ele lida, por exemplo, com a aceitação social da transição energética.[2] Ele é membro do Centro de Pesquisa Energética da Baixa Saxônia.[3] Em 2019, ele foi co-editor do Compêndio de Teoria Econômica e Política Econômica, no qual escreveu uma contribuição para a economia ambiental. O compêndio foi publicado pela Springer-Verlag.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  1. «Dr. Roland Menges – Lebenslauf. Website des IfW der TU Clausthal.» (PDF) (em alemão). Dr. Roland Menges. Consultado em 1 de maio de 2020 
  2. «AKZEPTANZ | energiewende: sozial-ökologisch» (em alemão). Consultado em 5 de maio de 2020 
  3. «Energie-Forschungszentrum Niedersachsen - Standort Clausthal» (em alemão). Consultado em 5 de maio de 2020