ST-1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
ST-1
Localização orbital 125° E (órbita inclinada)
Lançamento 25 de agosto de 1998 (15 anos)
Veículo Ariane 44P
Operador SingapuraSingTel
República da ChinaChunghwa Telecom
Vida útil 12 anos
Design EADS Astrium
Cobertura Ásia
Órbita Geoestacionária
Peso 3.255 kg
Designação COSPAR 1998-049A

O ST-1 é um satélite de comunicação geoestacionário, que foi construído pela EADS Astrium, ele está localizado na posição orbital de 125 graus leste, atualmente o mesmo encontra-se posicionado em uma órbita inclinada e é operado pela SingTel de Cingapura e pela Chunghwa Telecom, de Taiwan.

História[editar | editar código-fonte]

O satélite é operado por duas empresas, uma de Cingapura e outra de Taiwan. As duas empresas operam o satélite em conjunto nos centros de controle localizados em Seletar, Cingapura e Taipei, Taiwan, respectivamente.

A SingTel e a Chunghwa Telecom iniciaram as conversações para o lançamento de um futuru satélite para substituir o ST-1, que inicialmente estava planejado para ser lançado no ano de 2010,[1] mas o satélite substituto, o ST-2, só foi lançado em 2011.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O satélite foi lançado ao espaço no dia 25 de agosto de 1998, abordo de um foguete Ariane 44P a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. Ele tinha uma massa de lançamento de 3.255 kg. Sua vida útil estimada é de 12 anos.[2]

Capacidade e cobertura[editar | editar código-fonte]

O ST-1 é equipado com 16 transponders em banda Ku de alta potência e 14 em banda C de potência média, cobrindo o Sudeste Asiático, Oriente Médio, Subcontinente indiano, Ásia Oriental e o Japão.[3] O ST-1 gera mais de 6.500 Watts de energia elétrica.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências