Sazae-san

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde fevereiro de 2012).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Sazae-san
サザエさん
Gênero Comédia
Mangá
Autor(es) Machiko Hasegawa
Editora(s) Japão Asahi Shimbun
Revista(s) Fukunichi Shinbun, Asahi Shinbun
Público-alvo Josei
Data de publicação 22 de abril de 1946 – 21 de fevereiro de 1974
Volumes 45
Anime
Estúdio TCJ, mais tarde Eiken
Exibição original 5 de outubro de 1969 – em andamento
Nº de episódios 7181
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Sazae-san (サザエさん) é uma revista de quadrinhos japonesa criada por Machiko Hasegawa. Foi publicado pela primeira vez num jornal local de Hasegawa, o Fukunichi Shinbun, em 22 de abril de 1946. Quando Asahi Shinbun (朝日新聞) desejava ter Hasegawa desenhando quadrinhos para o seu jornal, ela se mudou para Tóquio em 1949, com a explicação de que os personagens principais se mudaram de Kyushu para Tóquio também. A história em quadrinhos lidava com situações contemporâneas em Tóquio e foi publicada até Hasegawa se aposentar e terminar os quadrinhos em 21 de fevereiro de 1974.

Embora sendo pouco conhecida no ocidente a personagem é bastante famosa no Japão sendo que seu anime possui mais de 2.250 episódios (e mais de 7000 histórias), ainda se encontre em exibição ininterrupta sendo provavelmente o anime mais assistido no Japão.

Machiko Hasegawa

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O mangá era muito atual. No início, Sazae estava mais interessada em ser ela mesma do que vestir quimono e maquiagem para atrair seu futuro marido. Hasegawa tinha a visão de que mais adiante, em suas palavras, o clã Isono / Fuguta iria encarnar a imagem da família moderna japonesa após a Segunda Guerra Mundial .

Sazae era uma mulher muito "liberal", e muitas das tramas iniciais giravam em torno de Sazae em torno de seu marido, para a consternação de seus vizinhos, que acreditavam que o homem deve ser o cabeça de sua família. Mais tarde, Sazae se tornou feminista e estava envolvida em muitas situações cômicas sobre sua filiação com grupos locais feministas.

e

Hoje, o popular anime Sazae-san é frequentemente tomada com nostalgia para a sociedade tradicional japonesa (já que carece de maravilhas modernas, tais como jogos de vídeo e a cultura otaku), ainda que fosse de esquerda, a ponto de controvérsia quando funcionou originalmente em jornais japoneses.

Sazae-san Na Televisão[editar | editar código-fonte]

Anime[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 1969, a Fuji Television iniciou uma série de comédia anime, que ainda está no ar hoje e atualmente em produção, tornando-se o anime e não novela roteirizado séries de TV de maior duração na história. Foi transmitido todos os domingos 06:30 - 19:00 e contém três vinhetas. A série anime tem alguns personagens, como colegas de classe Katsuo, que não têm aparecido em trabalhos originais de Hasegawa.
Os créditos finais de cada episódio incluem breves animações dos quadrinhos originais, com o diálogo que aparece em balões de texto. Desde novembro de 1991, após os créditos finais e os próximos previews episódio, cada show terminou com uma partida entre Janken Sazae e os telespectadores em casa, em que Sazae sustenta um sinal que representa um dos gestos apropriados. De 1969 a 1991, Sazae cada episódio terminou lançando um feijão ou bolo de arroz no ar e pegando-o em sua boca. Fuji Television mudado para o jogo Janken após médicos do Hospital Universidade de Tohoku e do Centro Nacional de Saúde e Desenvolvimento da Criança levantou preocupações de que as crianças podem tentar imitar Sazae e potencialmente sufoca alimentos.
Em 16 de novembro de 2008, episódio 3000 da série foi ao ar em comemoração do 40º aniversário da série de anime; este episódio especial também contou com Sazae-san vestindo cinco trajes baseado em apresentações de telespectadores.
A série anime foi originalmente patrocinado exclusivamente pela Toshiba-incluindo a colocação de seus produtos dentro do show, mas mais tarde expandido para outros patrocinadores.
Sazae-san foi a última série de televisão anime usar animação cel tradicional, embora a partir de abril de 2009, os créditos de abertura foram digital. Apesar de a série ser um hit, Hasegawa afirmou que ela nunca quis qualquer mercadoria a ser feita para ele ,incluindo os direitos de vídeo doméstico, tornando disponibilidade de episódios passados, especialmente aqueles antes da introdução do VCR, muito raro. Após sua morte, seu pedido para proibir episódios mais antigos de ser lançado em mídia doméstica continua a ser honrado.
Em 05 de setembro de 2013, Sazae-san foi premiado com o Guinness World Record para a corrida mais longa série animada de televisão no mundo

  • música de abertura:. "Sazae-san" por Yuko Uno
  • Terminando:"Sazae-san Ikka" por Yuko Uno

Série De Live-action[editar | editar código-fonte]

Em 1955, uma estação de rádio foi ao ar uma série de drama baseado na história em quadrinhos.

No mesmo ano, uma série de televisão de curta duração live-action foi iniciada, e foi ao ar no que é agora TBS.

Em novembro de 1965, TBS começou uma série de televisão dramática modelado após a tira de quadrinhos. Ele foi ao ar até setembro de 1967.

Em 1979, a NHK fez uma série dramática que funcionou por seis meses, com foco na criação de Sazae-san e Machiko Hasegawa em seus dias mais jovens.

Em 2010, a Fuji Television estreou um live-action da série comédia de situação, Sazae-san (サ ザ エ さ ん?), Seguido no ano seguinte com Sazae-san (サ ザ エ さ ん?). A série é modelado após a série de anime e utiliza os mesmos elementos, incluindo a música tema eo jogo de encerramento Janken.