Shih-poo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde julho de 2010).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Shih-poo ou Xiong Mix
Outros nomes Pooshih
País de origem Estados Unidos
Características
Não é reconhecida por qualquer clube de cães

O Shih-poo é um pequeno cão doméstico. É um cruzamento entre um poodle e um Shih Tzu. O nome Shih poo é uma junção dos nomes das duas raças. Este tipo de cão também é conhecido como o Pooshih. O cão recebe esta denominação quando em cria acidental, mas tendo em alguns países sua cria programada e laboratorial, sendo assim dito XIONG MIX. Este tipo de cruza ocorre em busca de resultados mais específicos. Sendo que nestes casos o cão deve responder a tendência de ter 1/2 (metade) de cada espécie sendo corpo com pelagem encaracolada como poodle, cola e cabeça com pelagem lisa semelhante ao shih tzu, corpo magro e esguio do poodle, mas com os membros anteriores menores que os membros posteriores conforme shih tzu. XIONG foi a denominação dada visto o significado da palavra chinesa para URSO, MIX vindo da mistura entre raças. Sendo assim o cão URSO. Como o poodle, um cão brincalhão, um excelente caçador de patos e um companheiro.

Aparência[editar | editar código-fonte]

O Shih-poo tem características de ambos os seus pais, e o aparecimento de Shih-poos irá variar. Só seguindo uma tendência genética sólida em crias laboratoriais ou programadas de terceira geração, ou seja, quando a cruza é efetuada de dois shih poos com as mesmas características, e não mais de uma primeira cria entre um poodle e um shitzu. Tamanho, por exemplo, vai depender se o pai é um poodle toy ou miniatura. Em geral, o Shih poo é longa revestidos, uma vez que tanto o Poodle e Shih-Tzu tem uma pelagem longa, mas a sua textura da pelagem pode ser Shih Tzu em linha reta, Poodle cacheado, ou algures no meio. Shih-poos pode ser de qualquer cor ou combinação de cores na ascendência de um dos progenitores. O shih poo é uma raça de mistura, mas podendo ser retirada de cria pura por dois elementos de mesma origem.

O Shih-poo é um dos muitos cruzamentos nomeado Poodle, criados em uma tentativa de combinar as características do Poodle, tais como a sua grande inteligência e de baixa vertente casaco, com as características desejáveis de uma outra raça (neste caso, o Shih Tzu). No entanto, é igualmente provável que os traços indesejáveis dos pais será produzido também, assim que os filhotes de cachorro deve ser cuidadosamente selecionada. Alguns Shih poo pode ter um mais longo, mais focinho do poodle-like do que seu pai Shih-Tzu, aliviar muitos problemas de respiração que o Shih-Tzu pode experimentar.

Shih-poo marrom com manchas brancas nas patas

Existem vários registros de híbridos específicos que registram designer / híbrido filhotes cruzamento de pais de raça pura. No entanto, estes registos não são reconhecidos pelo Kennel clubes legítima ou reputados criadores de cães de raça pura.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

No livro infantil Hannah West, no centro do Universo, por Linda Johns, um dos personagens é um cachorro Shih poo.

A denominação Shi-poo (assim como o Labradoodle) é nada mais que uma nova designação específica entre o cruzamento de duas raças diferentes da mesma espécie, a Canus lupus familiaris, não podendo ser considerada uma espécie híbrida. No Brasil, é conhecida tecnicamente como SRD - Sem Raça Definida - e popularmente como Vira-latas.

Notas[editar | editar código-fonte]