Sisbex

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O SISBEX é o sistema de negociação eletrônica de dólares da B3.[1][2] Também gerenciava a negociação de títulos públicos na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ).[3]

Integra a Clearing de Ativos, um dos três sistemas de compensação e de liquidação de operações ("clearings") da B3, juntamente com a Clearing de Derivativos e a Clearing de Câmbio. Estas Clearings atuam em conjunto com o Banco BM&F para assegurar o bom funcionamento dos mercados da companhia, pela liquidação de todas as operações realizadas e das obrigações delas decorrentes.

As operações são liquidadas por compensação multilateral ("netting", tendo a respectiva clearing como contraparte central), o que reduz o número de ordens de pagamento que as instituições necessitam efetuar para liquidar as suas operações, com a consequente redução de custos de transação e dos riscos de operação.

A Clearing de Ativos realiza o registro, a compensação, a liquidação e o gerenciamento de risco de operações com títulos públicos federais emitidos pelo governo brasileiro, dentre as quais operações definitivas de compra e venda (com liquidação à vista ou em data futura), operações compromissadas tendo os referidos títulos como lastro e operações de empréstimo desses títulos. As operações registradas nesta Clearing podem ser contratadas pelos clientes em negociações privadas (mercado de balcão) ou por meio da inserção de ofertas no SISBEX.

Notas

  1. «Banco Central do Brasil». www.bcb.gov.br. Consultado em 12 de setembro de 2023 
  2. «SISBEX | B3». www.b3.com.br. Consultado em 12 de setembro de 2023 
  3. «BVRJ – Sisbex». Consultado em 21 de março de 2008. Arquivado do original em 27 de março de 2008