Société Nationale de Sauvetage en Mer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Bandeira da SNF

A Société Nationale de Sauvetage en Mer (SNSM) - Sociedade nacional de salvamento no mar - é uma associação francesa cuja missão primeira é a de prestar socorro aos pescadores e só depois àqueles que no mar estiverem em perigo. Independentemente dos meios postos à disposição o socorro às pessoas é sempre gratuita, mas é pedida uma contribuição no caso de salvamento de bens.

Existindo unicamente das dons e do trabalho voluntário - a quase totalidade da equipagem dos barcos da SNSM foram profissionais da pesca - isso não impede que o orçamento de 2008 tenha sido de 20 273 000 euros e dos quais só 32 % eram de subvenções do estado ou das colectividades. A parte das doações testamentais elevam-se a 3 % o que demonstra a boa imagem desta sociedade.

História[editar | editar código-fonte]

A SNSM nasceu em 1967 da fusão de duas sociedades de salvamento, a SCSN e a HSB. A actual bandeira da SNSM é fruto da fusão das duas anteriores.

Alguns dados[editar | editar código-fonte]

Os barcos de 1ra e 2da classe são insubmersíveis e de auto-descapotamento o que os endireita quando capotam, séria vantagem quando afrontam ventos de força 8 na escala de Beaufort e navegam a 22 nós. Os de 3ra classe são mais empregues com barcos de recreio

Galeria[editar | editar código-fonte]

Alguns exemplos dos meios de salvamento postos benevolamente à disposição pela SNSM


Referências[editar | editar código-fonte]