Social bookmarks

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Social Bookmarking, resumidamente, é um sistema de bookmarks (também conhecido como favoritos ou marcadores) online de livre acesso, que tem por finalidade disponibilizar seus favoritos na internet para o seu fácil acesso e para compartilhar com os usuários da Internet1 . Pode ser classificado como parte do conceito que é chamado de Web 2.0.

Não se deve assim confundir um Internet bookmark, favorito ou marcador ou bookmark que é um endereço na Internet - tal como um marcador de um livro - que se guarda no próprio navegador utilizado, com o Social bookmarks que salva a página favorita directamente no servidor do sítio social para ser partilhado com os outros membros desse sítio social.

Há diversos serviços abertos de Social Bookmarks. Intimamente relacionado com esta noção, encontramos o conceito de "Social Tagging", o serviço de Tags (etiquetas em inglês), pois nestes serviços o usuário classifica os seus favoritos com palavras-chave ('etiquetas'), conceito relacionado à folksonomia. O objectivo desta classificação consiste em facilitar a posterior recuperação da informação. Ao mesmo tempo, a utilização das etiquetas traz vantagens ao nível da pesquisa, pois é possível pesquisar quer nas nossas etiquetas, quer nas etiquetas dos outros internautas. Deste modo, podemos encontrar pessoas com os mesmos interesses e "descobrir" novos sites relacionados com o mesmo assunto, potenciando, assim, o compatilhamento e a colaboração.

Dentre os serviços de social bookmarking, destaca-se o Delicious e o StumbleUpon.

Referências

  1. Ben Lund, Tony Hammond, Martin Flack and Timo Hannay. (2005). "Social Bookmarking Tools (II): A Case Study – Connotea". D-Lib Magazine 11 (4). DOI:10.1045/april2005-lund.
Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.