Social bookmarks

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Social Bookmarks são serviços e ferramentas que têm por finalidade representar e organizar recursos da web de modo colaborativo para o seu fácil acesso e compartilhamento[1] . São parte importante da chamada Web 2.0 e suas funções estão intimamente relacionadas aos conceito de "Social Tagging" (etiquetagem social) e folksonomia. Dentre os serviços de bookmarking social podem ser destacados:

Ferramenta URL Descrição
CiteULike http://www.citeulike.org/ Segundo Costa e Cunha (2012 apud Emamy, Cameron, 2007), a plataforma foi desenvolvida por Richard Cameron na Universidade de Manchester e está disponível para o público, desde novembro de 2004. É considerada a principal plataforma de social bookmarking para acadêmicos em função do número de documentos inseridos. Em maio de 2011 possuía mais de cinco milhões de artigos, com uma média de inserção de quatro mil artigos por dia. Seu sistema gerenciador de banco de dados é o Postgreesql. Utiliza a ferramenta Memcached, o servidor web é Linux e é feito um back-up da base a cada 15 minutos.
Digg Digg é um site norte-americano que reúne links para notícias, podcasts e videos enviados pelos próprios usuários e avaliados por eles. Combina social bookmarks, blog e feed. É muito popular de forma que as notícias mais aclamadas pela comunidade chegam a alcançar mais de 1000 votos (diggs). Faz parte da rede de sites pertencentes a Web 2.0.
Diigo Diigo é um site de social bookmarking que permite aos usuários marcar e criar tag's nas páginas web. O nome "Diigo" é um acrônimo de "Digest de Informação Internet, Grupos e outras coisas".
Newsvine http://www.newsvine.com/ Boswell afirma que neste serviço é possível ler histórias de organizações de mídia estabelecidos, como a Associated Press, bem como contribuintes individuais de todo mundo. A inserção de histórias é determinada por uma série de fatores como popularidade e "reputação". A contribuição é aberta a todos e o julgamento editorial está nas mãos da comunidade.

Os usuários podem escrever artigos, colocar links, conteúdos relevantes e discutir as notícias apresentadas pelos próprios usuários.

Pinterest https://www.pinterest.com/ O Pinterest é um bookmark para imagens, que permite organizar um acervo de imagem de interesse do usuário. A ideia da página é organizar em um local os itens que podem servir de criatividade, ou simplesmente de agrado do usuário.
Pearltrees www.pearltrees.com Pearltrees origina da palavra pearl (pérola). O Pearltress é utilizado com o objetivo de possibilitar que o usuário organize suas informações na web. Visa a organização e o compartilhamento de modo que cada usuário possa criar sua própria "árvore" de pérolas de acordo com os assuntos de seu interesse e também adicionar interesses de outros usuários. Está disponível para dispositivos móveis.
Pinboard https://pinboard.in/ Pinboard é um serviço de marcação que permite guardar, etiquetar, comentar, compartilhar e arquivar favoritos independentes do navegador que se utilize. Seus criadores o descrevem como um marcador antisocial para os introvertidos, pois apresenta características diferentes dos marcadores mais conhecidos, como o Delicious, por exemplo. O serviço não é gratuito. O preço da inscrição é de cerca de 10 euros, o que assegura e garante o acesso continuo aos seus favoritos, a partir de qualquer lugar, e evita qualquer tipo de ferramentas do scanner, tais como os spans.
Twine http://twinery.org/ Originalmente criado por Chris Klimas, em 2009. O Twine é uma ferramenta open-source que permite ao usuário criar histórias, de modo não linear e que pode se estender com o uso do javaScript, como por exemplo. Por usar linguagem HTML permite que o usuário opere sobre o programa em qualquer lugar, permitindo também salvar as alterações no browser.
Xmarks www.xmarks.com O Xmarks é uma extensão que deve ser instalada nos navegadores de todas as máquinas que você utilizar. Este recurso permite que você recupere de qualquer lugar seus históricos de navegação, seus favoritos e suas senhas de acesso que estão salvas. Trata-se de um serviço gratuito.

StumbleUpon

Referências

  1. Upon

COSTA, Maria Murrieta; CUNHA, Murilo Bastos da. O Social Bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na internet. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v.13, n.2, abr. 2012. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/abr12/Art_08.htm>. Acesso em 05 de set. de 2014

BOSWELL, Wendy. Social Bookmarking: cinco sites que você vai querer visitar. Disponível em: <http://websearch.about.com/od/bestwebsites/tp/freebookmarks.htm>. Acesso em 09 set. 2014.

BOOKMARKING para introvertidos. Cominicación cultural. 2012. Disponível em:<http://www.comunicacion-cultural.com//bookmarking-para-introvertidos/>. Acesso em: .

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.