Sociedade Recreativa Almancilense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Sociedade Recreativa Almancilense é um clube português, localizado na freguesia e vila de Almancil, concelho de Loulé, distrito de Faro.

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado em 1935. Foi campeão de futebol do Algarve por 3 ocasiões.

O seu actual presidente chama-se Cesário Alcaria Vieira.

Na época 2017/2018 o clube disputa o Campeonato de Portugal Prio ou Campeonato Nacional de Séniores (CNS), correspondente ao terceiro escalão do futebol português.

Futebol[editar | editar código-fonte]

Participações em Competições Nacionais[editar | editar código-fonte]

Nº de Presenças Títulos
Temporadas na 1ª Liga 0
Temporadas na 2ª Liga 0
Temporadas no CNS 3
Temporadas na 2ª Divisão B 0
Temporadas na 3ª Divisão 15

Títulos[editar | editar código-fonte]

Campeão da 1ª Divisão Distrital do Algarve em três temporadas, venceu a Taça do Algarve por duas ocasiões, e um título da 2ª Divisão do Algarve.

1ª Divisão Algarve 1987/88 1997/98 2014/15
2ª Divisão Algarve 1996/97
Taça do Algarve 2015/16 2017/18

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

- É um dos 8 clubes algarvios que já defrontaram um dos 3 grandes, nomeadamente o Sporting Clube de Portugal, para a Taça de Portugal, na época 88/89.

-Jorge Jesus, após grandes épocas como futebolista é ainda hoje ,por muitos, considerado um dos melhores jogadores não falantes da língua portuguesa a representar o clube.

- Foi o clube onde o Jorge Jesus terminou a sua carreira de futebolista e iniciou a carreira de treinador, na época 89/90.

A transição do Jorge Jesus jogador para o Jorge Jesus treinador não demorou e quase pareceu obra do acaso: quando actuava no Almancilense, da 3.ª Divisão, foi abordado pelo presidente do Amora. “Queres ser o nosso treinador?”. O médio, estupefacto, retorquiu: “Mas sabe, eu sou jogador”. “Eu sei, mas vi a forma como comandavas a equipa dentro de campo”, atirou o dirigente.

Numa altura em que o Almancilense disputava os lugares cimeiros da classificação, Jorge Jesus, na altura jogador e voz de comando da equipa dentro das quatro linhas, troca o Almancilense pelo rival Amora, algo que lhe custou a amizade que mantinha com Mário Wilson Jr, filho do 'Velho Capitão' mítico jogador do Benfica, e na altura treinador da equipa, atitude que este definiu com «golpe de capoeira». Nessa época o Amora subiu de divisão enquanto o Almancilense ficou pelo caminho.

«Sou benfiquista e acho que o Jesus é o melhor técnico português, a seguir ao José Mourinho. Mas é verdade e não há volta a dar. Ele era o jogador fundamental do Almancilense, fazia o meu papel de treinador dentro do campo, e desapareceu para ir treinar o Amora, rival na subida de divisão. Ele subiu, nós não, ficámos na III Divisão. Foi assim», desabafou mais tarde Mário Wilson.

Ex- Jogadores[editar | editar código-fonte]

Foram vários os jogadores que envergaram e honraram o clube ao longo da sua história, mas alguns passaram por clubes da 1ª Liga, o que lhes deu maior visibilidade. Alguns exemplos:

- Manoel (ex- Sporting)

- Jorge Jesus (ex- Sporting; Vitória Setúbal)

- Cavungi (ex- Benfica, Braga)

- Mário Wilson Jr. (ex- Benfica, Farense)

- Rui Cerdeira (ex- Sporting, Vitória de Setúbal)

- Augusto (ex- Benfica, Portimonense)

- Fernando Martins (ex- Marítimo; Estoril)

- Lampreia (ex-Farense)

- Idalécio (ex- Braga; Rio Ave)

- Hugo Gomes (ex- Farense, União de Leiria)

- Nilson (ex- Farense; Olhanense)

- Mané (ex- Farense; Gil Vicente)

- Fábio Felício (ex-V.Guimarães, U. Leiria) (Rubin Kazan-Rússia)

Estádio[editar | editar código-fonte]

A equipa utiliza para os jogos em casa o Estádio Municipal de Almancil.

Bandeira de PortugalSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol portugueses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.