Stakhanovismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alexei Stakhanov (à direita) conversando com um colega

O estacanovismo ou stakhanovismo foi um movimento que nasceu na União Soviética por iniciativa do mineiro Alexei Stakhanov e que propulsava o aumento da produtividade operária com base na própria força de vontade dos trabalhadores.

História[editar | editar código-fonte]

No dia 31 de agosto de 1935, Stakhanov — operário de uma mina de carvão em Donetz — conseguiu extrair 102 toneladas de carvão, superando 14 vezes os padrões de extração, ou seja, sua cota diária. Devido a esta façanha, que marcou a introdução de métodos tayloristas na mineração soviética, iniciou-se um movimento para a elevação do rendimento de produção do trabalho, com aplicação em todos os setores da indústria da União Soviética [1] .

O movimento teve tal êxito que, em novembro de 1935, foi realizada a primeira conferência stakhanovista no Kremlin, com o louvor de Stalin. Entretanto, em pouco tempo a situação produziu disparidade salarial e problemas entre os trabalhadores.

Este movimento significou o fim do kolkhoz na indústria, da qual foi relegado ao campo agrícola [2] .

Homenagem[editar | editar código-fonte]

Em 2007 formou-se, na cidade de Tomsk, região da Sibéria, uma banda de heavy metal chamada Stakhanovites. Como suas músicas todas em russo, o grupo presta homenagem não apenas aos mineiros da Rússia, mas também à figura e à memória de Alexei Stakhanov em particular [3] . Uma das músicas gravadas pela banda chama-se Stakhanov [4] [5] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. BLINIKOV, Mikhail S. A Geography of Rússia And Its Neighbors. New York, NY: The Guilford Press, 2011
  2. SIEGELBAUM, Lewis H. Stakhanovite Movement. In: MILLAR, James R. (org.) Encyclopedia of Russian History. Vol. 2. Pág. 1452 – 1453, New York: MacMillan Reference, 2004
  3. RODRIGUES, José Sinésio. HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CULTURA DAS EX-REPÚBLICAS SOVIÉTICAS ABORDADAS POR BANDAS DE HEAVY METAL.
  4. Encyclopaedia Metallum.
  5. Stakhanovites Official Website (em russo).