Kolkhoz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Kolkhoz ou colcoz (transliteração do russo колхоз, forma reduzida de коллективное, translit. kollektívnoe: "coletivo(a)" + хозяйство, translit. khozyáistvo: "estabelecimento" ou "unidade de produção"; plurais: kolkhozy ou colcozes) é um tipo de propriedade rural coletiva, típica da antiga União Soviética, no qual os camponeses (os colcozianos) formavam uma cooperativa de produção agrícola. Os meios de produção (terra, equipamento, sementes, etc.) eram fornecidos pelo Estado, ao qual era destinada uma parte fixa da produção. Havia também fazendas de pesca.

Os colcoses (kolkhozy) constituíram a base do sistema de coletivização da agricultura na URSS, implantado após a vitória da Revolução de Outubro, com base no código agrário de 1922. O processo de privatização das cooperativas foi iniciado em 1992.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre a União Soviética é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.