Sye

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sye
Sye
 Índia
2004 •  cor •  163 min 
Direção S. S. Rajamouli
Produção A. Bharati
Roteiro S. S. Rajamouli
História V. Vijayendra Prasad
Música M. M. Keeravani
Cinematografia K. K. Senthil Kumar
Edição Kotagiri Venkateswara Rao
Companhia(s) produtora(s) Sri Bharathi Enterprises
Lançamento 23 de setembro de 2004
Idioma telugo
Orçamento ₹10.2 crore[1]
Receita ₹11 crore

Sye ( /ˈs/) é um filme de ação esportiva indiano de 2004, dirigido por S. S. Rajamouli a partir de uma história de V. Vijayendra Prasad. A história tem como pano de fundo o rugby union. Nithin e Genelia D'Souza estrelam, enquanto Shashank e Pradeep Rawat desempenham outros papéis cruciais. No filme, dois grupos rivais em uma faculdade - Ciência liderada por Prudhvi e Artes liderada por Shashank - lutam pela superioridade através do jogo de rugby, até que um gangster local Bhikshu Yadav assume a faculdade.

Este foi o terceiro filme de Rajamouli depois dos sucessos de Student No.1 e Simhadri. Tem música composta por M. M. Keeravani com fotografia e edição de K. K. Senthil Kumar e Kotagiri Venkateswara Rao respectivamente. O filme ganhou 11 milhões de dólares de participação dos distribuidores (US$ 2,4 milhões) contra um orçamento de produção de 10,2 milhões de dólares (US$ 2,2 milhões) e foi um sucesso comercial.[2] O filme ganhou quatro prêmios Nandi. Foi vagamente refeito em bengali como Jor Jar Muluk Tar (2010).

Enredo[editar | editar código-fonte]

Prudhvi (Nithiin) e Shashank (Shashank) são os líderes de dois grupos de estudantes em guerra em uma faculdade de Hyderabad. Eles gostam de jogar rugby e resolvem os problemas entre eles jogando rugby para provar sua superioridade.

Um dia, um líder da máfia local, Bhikshu Yadav (Pradeep Rawat), recebe uma notificação judicial informando que comprou o terreno da faculdade de seus herdeiros legais. Os grupos de Prudhvi e Sashank se unem e esquecem suas diferenças mútuas para reconquistar o colégio. Os estudantes atacam a carreira política de Bhikshu postando cartazes falsos dele nas ruas. Eles vão às suas lojas de bebidas e se fingem de mortos para fazer parecer que as lojas vendiam bebidas venenosas falsas que mataram os estudantes. Depois de ser afetado pelos ataques estudantis, Bhikshu Yadav lança o desafio de derrotar seu time em um jogo de rugby para reconquistar o terreno para sua faculdade. O resto da história é como Prudhvi conduz seu time à vitória.[3]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

O filme teve uma exibição bem-sucedida de 365 dias em um centro. Ele arrecadou $$ 11 milhões de participação nas bilheterias.[5] Sye foi o filme mais caro da carreira de Rajamouli até 2004, pois foi feito com um orçamento de aproximadamente ₹ 10 milhões.[5][1][2]

Referências