TBVfL Neustadt-Wildenheid

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TBVfL Neustadt-Wildenheid
TBVfL Neustadt.png
Nome TBVfL Neustadt-Wildenheid
Fundação 30 de maio de 2005 (9 anos)
Presidente Michael Wagner
Competição Bezirksliga Oberfranken-West (VII)
Divisão 2012 11º
Website Site oficial
Kit left arm whitelines.png Kit body whitecollar.png Kit right arm whitelines.png
Kit shorts adidaswhite.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Kit left arm bluelines.png Kit body.png Kit right arm bluelines.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
editar

TBVfL Neustadt-Wildenheid e.V. é uma agremiação esportiva alemã, fundada a 30 de maio de 2005, sediada em Neustadt bei Coburg, na Baviera.

É produto da fusão de TBV Wildenheid e VfL 07 Neustadt.

História[editar | editar código-fonte]

VfL Neustadt[editar | editar código-fonte]

O antecessor VfL Neustadt

O VfL Neustadt foi formado em 1907. O clube surgiu como uma força no futebol bávaro após a Segunda Guerra Mundial ganhando a promoção para o nível dois, a Landesliga Bayern, Grupo Norte, em 1946. A permanência duraria apenas até 1948, quando o campeonato foi reduzido a um único grupo e assim o time foi rebaixado novamente.

A equipe retornou ao maior campeonato da Baviera em 1950, vencendo a 2. Amateurliga Oberfranken-Ost ficando em segundo na fase de promoção seguinte. A Landesliga Bayern tinha sido renomeada Amateurliga Bayern, em 1950, por conta da introdução da 2. Oberliga Süd como a nova segunda divisão no sul da Alemanha. O VfL conquistou o título da Amateurliga em sua primeira temporada, 1950-51, mas não conseguiu êxito na fase de promoção para a 2. Oberliga. Estando em terceiro em igualdade de pontos com o VfR Aalen e ASV Feudenheim, perdeu por 1 a 0 para o ASV em jogo decisivo.

Na temporada seguinte, o VfL terminou em segundo lugar no campeonato, um ponto atrás do campeão FC Amberg. Com Heinz Wittig, o clube teve um jogador selecionado para a equipe alemã, que terminou em quarto lugar nas Olimpíadas de Helsinque, em 1952. Depois de um sétimo lugar em 1953, o campeonato foi mais uma vez dividido em dois grupos regionais, de norte a sul e o VfL ​​passou a fazer parte do grupo do norte novamente. Em 1953-1954, conquistou o título nesse campeonato. Um jogo válido pelo título bávaro não foi jogado e o VfL ​​avançou para a segunda fase da promoção à Oberliga. Nessa competição, o ficou em primeiro lugar e no lado sul da Baviera juntamente com o campeão, SpVgg Weiden, ganhou o acesso promoção à segunda divisão.

O VfL estabeleceu-se como um time mediano em seu novo campeonato, mas ficou livre de problemas com o rebaixamento. Em sua segunda temporada, 1955-1956, alcançou um recorde de público, 11.000 pessoas em casa, que presenciaram a derrota por 3 a 1 frente ao Bayern de Munique, que iria terminar em segundo, e ganhar a promoção novamente à Oberliga Süd.

Na 2. Oberliga, considerada uma liga semi-profissional, o VfL pagaria a seus jogadores 60 marcos por mês, por conta de patrocinadores como a Siemens e outros locais.

A temporada 1957-1958 foi a mais lucrativa para o clube, terminando em terceiro e a quatro pontos do acesso à Oberliga, cujos contemplados foram SV Waldhof Mannheim e Ulm TSG 1846. Na temporada seguinte o time foi quase tão bem sucedido, mas sete pontos o deixaram fora da zona de acesso. Posteriormente, a fase boa diminuiu gradativamente.

Na temporada 1959-60, terminou em décimo-segundo e para evitar o rebaixamento Fritz Walter foi contratado temporariamente como treinador. O clube continuou no ano seguinte a lutar contra a queda à Amateurliga, mas sempre se aproximando da fileira do descenso. Em 1961-62, foi salvo apenas por dois pontos.

Mudanças no sistema da liga alemã, em 1963, a partir da introdução da Fußball-Bundesliga e a Regionalliga abaixo significaria que o VfL teria que terminar em nono ou em melhor posição para manter o seu status na segunda divisão. Essa marca foi perdida por seis pontos, ao ficar em décimo segundo lugar e o clube teve de voltar para a divisão agora renomeada Amateurliga Bayern.

Já na terceira divisão, o VfL terminou em sexto em seu primeiro ano, mas depois veio a ficar apenas em décimo-sexto em 1965 e foi rebaixado para a camada quatro, a Landesliga Bayern-Nord. Após um segundo lugar na temporada 1965-66, fez campanhas medianas até sofrer outro rebaixamento, agora para a Bezirksliga, em 1971. O VfL imediatamente se recuperou e ganhou a promoção de volta para a Landesliga, terminando em quarto nesse campeonato na temporada 1972-73. Ficaria em segundo lugar em 1978. A partir de então, os resultados diminuíram e o clube foi rebaixado mais uma vez, em 1981, para nunca mais voltar ao mesmo nível.

Seus anos de glória pareciam ter ficado definitivamente no passado. O clube atuou como amador nas décadas de 1980 e 1990. Em 1993, fez um retorno à Bezirksliga, transformada em sétima divisão, mas a permanência durou apenas duas temporadas, até 1995. A equipe retornou ainda a esse módulo para mais uma temporada em 1997-98.

Incorporação[editar | editar código-fonte]

Com a chegada do novo milênio o VfL se viu em dificuldades financeiras muito sérias e com a ameaça real de ter que declarar falência. Em 2003, teve que vender seu estádio, o Stadion an der Sonneberger Straße, e o clube para o SV Türk Gücü Neustadt para poder se manter. Em 30 de maio de 2005, o clube teve de se fundir com o time amador local, TBV Wildenheid, para sobreviver, um passo não universalmente aceito por todos os membros, alguns mais velhos, que deixaram o clube em protesto. Por um tempo após a fusão, jogou sob o nome de Kickers Neustadt-Wildenheid, subindo à Bezirksliga Kreisklasse.

O time jogou na Bezirksliga Oberfanken-West (VIII) como um time de médio porte na temporada 2008-09, antes de ganhar o título no ano seguinte e conquistar a promoção para a Bezirksoberliga Oberfranken.

Ao fim da temporada 2011-12 o time desceu à Bezirksliga depois de terminar em décimo-primeiro na Bezirksoberliga, mas manteve-se na mesma camada porque a Bezirksoberliga foi dissolvida.

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • Amateurliga Bayern (III)
  • Amateurliga Nordbayern (III)
  • Landesliga Bayern-Nord
  • Bezirksliga Oberfranken-West (V-VIII)

Cronologia recente[editar | editar código-fonte]

Temporada Divisão Módulo Posição
2004–05 Kreisklasse Coburg-Kronach 1 IX 1º ↑
2005–06 Kreisliga Coburg-Kronach VIII 1º ↑
2006–07 Bezirksliga Oberfanken-West VII
2007–08 Bezirksliga Oberfanken-West 10º
2008–09 Bezirksliga Oberfanken-West VIII 10º
2009–10 Bezirksliga Oberfanken-West 1º ↑
2010–11 Bezirksoberliga Oberfranken VII 12º
2011–12 Bezirksoberliga Oberfranken 11º
2012–13 Bezirksliga Oberfanken-West º

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Süddeutschlands Fussballgeschichte in Tabellenform 1897–1988 (em alemão) History of Southern German football in tables, author: Ludolf Hyll