Talhado (quilombo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Talhado é um quilombo (comunidade quilombola), Serra do Talhado, localizada na cidade de Santa Luzia na mesorregião do seridó ocidental da Borborema, no estado da Paraíba, no Brasil. Foi criado em 1860 pelo negro conhecido por Zé Bento, no alto da serra, para dificultar o acesso dos brancos que queriam recapturar escravos fugitivos.

Ali sobreviveram da agricultura. Após a Abolição da Escravatura, as mulheres, que eram exímias artesãs, passaram a confeccionar potes, caldeirões, frigideiras e ferros de engomar, entre outros utensílios para o lar, tudo em cerâmica que depois era assada e ficava vermelha e bem resistente, e que iam vender semanalmente aos sábados, no lombo de jumentos, na feira de Santa Luiza, ao lado do mercado público.

O Talhado hoje em dia se modernizou, mas não perdeu a veia artística e abriga bons "forrozeiros", ditos como os melhores da região.

Referências maiores sobre a comunidade podem ser ser obtidas no filme Aruanda. Tal filme, considerado por alguns o primeiro do Cinema Novo, tem direção de Linduarte Noronha, e pode ser visto gratuitamente na internet.

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.