Tecumseh do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tecumseh do Brasil Ltda.
Slogan "Cooling for a Better Tomorrow."
Tipo Empresa de capital fechado
Indústria Compressores
Fundação 1972
Sede Brasil São Carlos, SP
Empregados 4.000
Página oficial www.tecumseh.com


A Tecumseh do Brasil é uma multinacional americana, localizada na cidade de São Carlos. É considera uma das maiores fabricantes de compressores herméticos do planeta. Funciona em regime integral de produção, com contingente aproximado de 4 mil funcionários.

História[editar | editar código-fonte]

Início da década de 1930: Raymond Herrick – um fabricante de ferramentas e moldes – sem educação formal e com economias modestas, mas com uma ideia: aplicar as técnicas de produção em massa – aprendidas quando trabalhou com Henry Ford – na fabricação de compressores de refrigeração.

1934: Herrick fundou a Tecumseh Products Company em Tecumseh, Michigan, que se tornaria a maior produtora independente de compressores de refrigeração do mundo.

1938: A Tecumseh revoluciona a indústria com o primeiro compressor hermeticamente fechado, aumentando significativamente a longevidade e confiabilidade do produto. Em 1939, a empresa já produzia anualmente cento e sessenta mil compressores.

Durante a Segunda Guerra Mundial: Milhares de patriotas, homens e mulheres, serviram a seus países. Cidadãos e empresas também foram convocados. A Tecumseh se valeu do seu conhecimento técnico em produção em massa para fabricar números recordes de projéteis de 40 mm.

Depois da guerra: Com grande parte do mundo em ruínas, fez-se extremamente necessário o uso de equipamentos para a preservação dos alimentos. A Tecumseh compartilhou seu conhecimento e começou a trabalhar diretamente com estrangeiras licenciadas. A demanda por refrigeradores, congeladores e condicionadores de ar aumentava no pós-guerra. Em 1947, um compressor da Tecumseh forneceu a energia para o primeiro condicionador de ar de janela.

1950: A Tecumseh chega ao número produzido de dois milhões de compressores. Pouco depois, apresentam um compressor para condicionador de ar automotivo. A demanda dos consumidores por estes produtos cresce vertiginosamente e, em 1954, os compressores Tecumseh já eram responsáveis por 48% dos equipamentos de refrigeração. Na metade dos anos 1950, as vendas já estavam em US$ 124 milhões.

Início da década de 1960: Torna-se o maior produtor de compressores da América, com suas unidades integrando 70% de todos os congeladores, condicionadores de ar de janela, condicionadores de ar automotivos em automóveis que não eram da marca GM e 30% de todos os refrigeradores.

Anos 70: A Tecumseh Products Company adquire a antiga SICOM do Brasil na cidade de São Carlos, passando a controlar toda a produção em território brasileiro, dando início assim às atividades da Tecumseh do Brasil Ltda (1973).Compressor Hermético - TPH1380YCS

Hoje: Fabrica em quatro continentes, para consumidores de países em todo o mundo. Continuam buscando alianças e oportunidades para propagar a filosofia básica de seu fundador – fazer compressores da mais alta qualidade e manter os custos baixos. Compressor Hermético - TPH1380YCS

Ver também[editar | editar código-fonte]

Tecumseh

Ligações externas[editar | editar código-fonte]