Temperatura de Néel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde janeiro de 2010). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

A Temperatura de Néel é a temperatura acima da qual desaparece o efeito antiferromagnético dos materiais, passando estes a comportar-se como materiais paramagnéticos. É uma propriedade específica de cada material.

A temperatura de Néel é análoga a temperatura de Curie dos materiais ferromagnéticos. Recebe este nome em honra a Louis Eugène Félix Néel (1904-2000), que em 1970 recebeu por seus trabalhos sobre o ferromagnetismo, prêmio compartilhado com o astrônomo Hannes Olof Gösta Alfvén, o qual foi premiado por seus trabalhos relacionados com o plasma.