Tempestade tropical Vamei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde outubro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Tempestade tropical Vamei
Tufão Vamei
Tempestade tropical  (AMJ)
Categoria 1  (EFSS)
Typhoon Vamei 2001.jpg
O tufão Vamei pouco antes de atingir Singapura
Formação: 26 de Dezembro de 2001
Dissipação: 1º de Janeiro de 2002
Vento mais forte (1 min): 70 nós (130 km/h, 81 mph)
Vento mais forte (10 min): 45 nós (83 km/h, 52 mph)
Pressão mais baixa: 1000 hPa (mbar) ou 750 mmHg
Danos: Desconhecidos
Fatalidades: Nenhuma
Áreas afetadas: Singapura, Malásia (continental), Indonésia (Sumatra)
Parte da
Temporada de tufões no Pacífico de 2001

A tempestade tropical Vamei (designação internacional: 0126, designação do JTWC: 32W, às vezes chamada de tufão Vamei) foi o quadragésimo e último ciclone tropical da temporada de tufões no Pacífico de 2001 e o sexto e último ciclone tropical da temporada de ciclones no Oceano Índico norte de 2001. Vamei formou-se a apenas a 1,4° Norte, tornando-se o ciclone tropical que se formou mais próximo da linha do Equador já registrado, quebrando o recorde do tufão Sarah em 1956.

Vamei foi o único ciclone tropical a atingir Singapura em toda a história. Vamei atingiu a Península da Malásia e a ilha de Sumatra, Indonésia, antes de emergir no Oceano Índico norte. Vamei dissipou-se sobre o Oceano Índico já no ano seguinte.

O nome Vamei foi dado por Macau e refere-se a uma espécie de pássaro, mais especificamente o Passeri, popular entre passarinheiros da região. Em 2004, este nome foi substituído por "Peipah".

Devido a sua incomum formação próximo à linha do Equador, o nome Vamei foi retirado definitivamente de qualquer lista de nomes de tufões.

Ícone de esboço Este artigo sobre ciclones tropicais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.