Thalassinidea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaThalassinidea
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Crustacea
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Subordem: Pleocyemata
Infraordem: Thalassinidea
Latreille, 1831
Superfamílias e Famílias
Thalassinoidea
Thalassinidae
Callianassoidea
Callianassidae
Callianideidae
Ctenochelidae
Laomediidae
Thomassiniidae
Upogebiidae
Axioidea
Axiidae
Calocarididae
Micheleidae
Strahlaxiidae

Thalassinidea é uma infraordem de crustáceos popularmente chamados de "corruptos" são particularmente difíceis de se posicionar entre os decápodes. Algumas vezes eles são agrupados com os lagostins e a lagosta norte-americana (Astacidea) e outras vezes com os ermitões e afins (Anomura). Esses decápodes apresentam um abdômen simétrico e achatado dorso-ventralmente, terminando posteriormente em um leque caudal bem desenvolvido. A carapaça é ligeiramente comprimida lateralmente, e as brânquias são do tipo tricobrânquias. Os primeiros dois pares de pereópodes são quelados, sendo geralmente o primeiro muito mais desenvolvido.

Muitos desses animais são cavadores marinhos ou vivem em restos de formações coralinas. Geralmente eles têm uma cutícula fina e levemente esclerotizada, mas alguns (por exemplo, representantes da família Axiidae) apresentam um exoesqueleto mais espesso e semelhante ao de lagostas na aparência.

Os talassinídeos freqüentemente ocorrem em imensas colônias na região entremarés de praias com declive suave, onde a abertura de suas galerias forma um padrão característico na superfície do sedimento.

São popularmente conhecidos como "Corruptos".

Referências

  • Richard C. Brusca & Gary J. Brusca - "Invertebrados, Segunda edição"
Ícone de esboço Este artigo sobre Crustáceos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.