The Duchess of Malfi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Primeira página de The Duchess of Malfi.

The Duchess of Malfi (em português: A Duquesa de Malfi), originalmente publicado como The Tragedy of the Dutchesse of Malfy (em português: A Tragédia da Duquesa de Malfi) é uma trágica e macabra peça de teatro escrita pelo dramaturgo inglês John Webster em 1612-3.[1] Foi primeiro representada em privado no Blackfriars Theatre, e só depois para o público em geral no Globe Theatre em 1613-4.[2] Publicada pela primeira vez em 1623, a peça baseia-se vagamente em eventos reais que ocorreram entre 1508 e 1513, recontados no The Palace of Pleasure (1567) de William Painter. A Duquesa era Giovanna d'Aragona, cujo pai, Arrigo d'Aragona, Marquês de Gerace, era um filho ilegítimo de Fernando I de Nápoles. Os seus maridos foram Alfonso Piccolomini, Duque de Amalfi, e (tal como na peça) Antonio Bologna.

A peça começa como uma história de amor, com uma Duquesa que casa com um homem de uma classe inferior, e termina como uma torturante tragédia quando os seus dois irmãos levam a cabo a sua vingança, destruindo a si próprios no processo.

The Duchess of Malfi é por vezes ridicularizada por críticos modernos devido à excessiva violência e horror das suas últimas cenas,[3] mas apesar disso a linguagem poética de Webster e a complexidade de alguns dos personagens, particularmente Bosola e a Duquesa, garantem o interesse continuado pela peça, que continua a ser representada no século XXI.

Referências

  1. Drabble, Margaret. The Oxford Companion to English Literature (em inglês). Oxford: Oxford University Press, 2000.
  2. Clark, Sandra. Renaissance Drama (em inglês). Cambridge: Polity, 2007. 12 pp. ISBN 0-745-63311-0.
  3. Jack, Ian. "The Case of John Webster." Scrutiny XVI (1949): 43.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre teatro (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.