The Nutcracker Prince

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde outubro de 2012).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
The Nutcracker Prince
O Príncipe quebra-nozes (PT)
O Príncipe Encantando (BR)
 Estados Unidos
 Canadá

1990 • cor • 75 min 
Direção Paul Schibli
Produção Kevin Gillis
Género Animação
Idioma Inglês
Música Boris Brott
Estúdio Warner Bros. Pictures

Lacewood Productions
Complex Entertainment
Distribuição Entertainment Film Distributors
Boulevard Entertainment
GoodTimes Entertainment
Página no IMDb (em inglês)

The Nutcracker Prince (O Príncipe Encantado no Brasil e O Príncipe quebra-nozes em Portugal) é um filme de animação de 1990 feita por Lacewood Productions e lançado pela Warner Bros. Family Entertainment. O filme foi dirigido por Paul Schibli e baseado na história do quebra-nozes e o rei rato de E.T.A. Hoffmann e influenciado por sua adaptação de balé. O filme apresenta as vozes de Kiefer Sutherland como o Príncipe quebra-nozes, Megan Follows como Clara, e Peter Boretski como Tio Drosselmeier. Música da rendição de Pytor Ilyich Tchaikovsky balando é usada ao longo do filme como trilha sonora instrumental principal.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A família da Clara estão comemorando a noite antes do Natal. Clara está com ciúmes porque sua irmã, Luisa, tem um namorado, deixando a Clara sensação de azul até o excêntrico tio Drosselmeier chega em sua casa com presentes especiais: um castelo de brinquedo totalmente automatizada para todos e um quebra-nozes de Clara. Ao dar-lhe o quebra-nozes, Drosselmeier ela conta uma história sobre como o quebra-nozes veio a se tornar o Príncipe dos bonecos.

A história do quebra-nozese[editar | editar código-fonte]

Em um Reino distante, havia um rei e uma rainha que tinha uma bela filha chamada princesa Perlipat. Para comemorar o aniversário do rei, a rainha mandou um bolo especial feito de queijo azul, favorito do rei. No entanto, o cheiro de queijo azul chamou fora todos os ratos, o que comem e destroem o bolo. O rei estava furioso e ordenou a seu inventor, cujo nome também passou a ser Drosselmeier, capturar todos os ratos. Drosselmeier e seu sobrinho Hans tiveram sucesso em capturar todos os ratos excepto a rainha Mouse e seu único filho.

Em vingança, a rainha do Mouse lançou um feitiço sobre Perlipat, fazendo-a tornar-se terrivelmente feio. Drosselmeier mais uma vez foi dada a tarefa de descobrir como curá-la. Eventualmente, ele aprendeu que a lendária Krakatooth porca pode curá-la, com a condição de que ele é rachado aberto nos dentes de um jovem que não está usando botas. O Rei ordena que todos os príncipes e nobres a aplicar, a promessa da recompensa de ser capaz de se casar com Perlipat, uma vez que ela está curada. No entanto, o Krakatooth é tão difícil que dentes da todos os homens quebrar ao tentar quebrá-la.

Drosselmeier está prestes a ser punido por ser possível cura Perlipat quando Hans passos. Ele consegue quebrar a porca abrir entre seus dentes e dá-lhe a Perlipat. A rainha do Mouse, que é irritado com isso, lança um feitiço sobre Hans, transformando-o em Príncipe dos bonecos. Hans desmorona e se transforma em um quebra-nozes. Durante o tumulto, cauda do filho da rainha o Mouse é capturada da estátua caída e sua cauda torna-se dobrado. Também a rainha de Mouse é esmagada por uma estátua, deixando seu filho para se tornar o rei de Mouse. Drosselmeier é exilado do Reino para tentar passar um "quebra-nozes como genro", enquanto o rei e a rainha comemoram com sua filha curada.

Vingança do rei rato[editar | editar código-fonte]

Clara está chateada com a história para seu final infeliz, mas é consolada quando Drosselmeier diz a ela que o feitiço pode ser quebrado. Naquela noite, quando todos tem ido dormir, Clara ventures para a sala de estar para dançar com seu quebra-nozes. De repente chega o rei rato, com a intenção de obter sua vingança sobre o quebra-nozes para sua cauda ferido. O quebra-nozes e todos os bonecos na sala ganham vida para combater o exército do rei rato. A primeira batalha é interrompida brevemente quando joga Clara seu chinelo para o rato rei antes de ele pode queimar o quebra-nozes, embora ela fica ferido-se, perder a consciência para o resto da noite enquanto os brinquedos (fora da tela) reverter para a forma como foram. Na manhã seguinte, ela tenta contar a mãe sobre a batalha, apenas para ser contada para descansar e não ouvir qualquer mais histórias de fadas imediatamente.

Na noite seguinte, o rei rato retorna, irritado em que Clara fez. Antes que ele poderia ir após o quebra-nozes, mais uma vez, Clara engana ele, prendendo-lhe brevemente para o momento. No entanto, quando ela recupera o brinquedo adormecido, o próprio rei rato confronta, ameaçando livrar seu gatinho, Pavlova, se ela não entregar o quebra-nozes. De repente, os brinquedos mais uma vez despertam. O quebra-nozes e o rei rato então batalha um ao outro um em um. O rei rato é supostamente derrotado, quando ele é esfaqueado no peito e cai da árvore de Natal, enquanto o exército sem liderança de ratos a fugir. Quando os brinquedos ver que Pantaloon, um dos generais do Nutcracker, foi ferido em combate, eles têm que retornar para a terra dos bonecos para reanimá-lo. Clara é então encolhida até tamanho boneca graças à magia do Drosselmeier.

Terra dos bonecos[editar | editar código-fonte]

Clara segue para os brinquedos, a terra dos bonecos, que está no castelo do Drosselmeier brinquedo. Uma vez que eles estão lá, danças de Clara com o quebra-nozes, que pede a ela para ficar com ele. Clara infelizmente recusa, dizendo que ela tem que voltar para casa e crescer. Como os bonecos começam a girar para trás em brinquedos inanimados, um rei moribundo do Mouse chega para uma última chance a vingança. Clara consegue mantê-lo na baía, e eventualmente ele cai o Castelo de brinquedo para o rio abaixo.

A casa novamente[editar | editar código-fonte]

Clara acorda para encontrar-se volta para casa, e não há nenhum sinal dos eventos que ela experimentou exceto declaração de seu irmão, que a família descobriu um rato morto perto do castelo. Ela corre para a oficina do tio Drosselmeier e pede-lhe para dizer-lhe se o conto de fadas que ele tinha dito que ela é verdadeiro. Clara é silenciada de repente quando um rapaz entra na sala, carregando um relógio. Drosselmeier apresenta o menino como Hans, quem Clara reconhece como sendo seu quebra-nozes em forma humana.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Dublagem
Personagem Dublagem EUA Dublagem BRA Dobragem POR
Hans / O Príncipe quebra-nozes Kiefer Sutherland Oberdán Júnior
Clara Megan Follows Iara Riça
Gabriela Ferreira (canções)
Carla de Sá
Joana Sola (canções)

Créditos da dublagem brasileira:[1]
Estúdio (diálogos): Delart, RJ
Estúdio (músicas): Sigla, RJ
Direção de dublagem e tradução: Telmo Perle Münch

Créditos da dobragem portuguesa:
Direcção de Dobragem: Luísa Salgueiro
Tradução/Adaptação: Rita Martinho
Direcção Musical: Pedro Gonçalves
Técnicos: Marco Cipriano e Douglas Gama
Estúdio: Matinha Estúdios Som

Referências

  1. Fonte: TVeCinema