The Prize

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Prize
O prémio (PT)
Criminosos não merecem prêmio (BR)
 Estados Unidos
1963 • cor • 134 min 
Direção Mark Robson
Roteiro Ernest Lehman
Irving Wallace(história)
Elenco Paul Newman
Elke Sommer
Edward G. Robinson
Género Suspense
Idioma inglês
Música Jerry Goldsmith
Página no IMDb (em inglês)

The Prize (br.: Criminosos não merecem prêmio / pt: O prémio) é um filme estadunidense de 1963 do gênero Suspense, dirigido por Mark Robson. Produção de Pandro S. Berman e roteiro para o cinema de Ernest Lehman adaptado da obra homônima de Irving Wallace. A história lembra um enredo de Alfred Hitchcock, inclusive porque o escritor Ernest Lehman foi o roteirista do clássico North by Northwest (1959) do célebre diretor

Elenco Principal[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O escritor alcoólico, cínico e mulherengo Andrew Craig venceu o Prêmio Nobel de Literatura. Ele vai até Estocolmo para a cerimônia e se encontra com a bela Lisa Anderson, funcionária do governo sueco e sua cicerone oficial. Ao chegar ao hotel, Craig é apresentado a outro vencedor do Nobel, o Dr. Max Stratman, um famoso físico teuto-americano e que está acompanhado da enfermeira Emily.

Em um segundo encontro com Stratman, numa conferência para a imprensa, Craig estranha o homem que parece não se lembrar dele e está diferente. Craig estava passando por uma crise criativa, mas o ocorrido com o doutor lhe dá inspiração para uma história, imaginando que o doutor é um impostor. Durante a cerimônia, Craig começa a se convencer de que a história não é mera imaginação e tenta contar as autoridades, mas ninguém acredita nele em função de sua reputação de alcoólico e brincalhão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]