The Purge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Purge
Uma Noite de Crime (BR)
 Estados Unidos
2013 • cor • 88 min 
Direção James DeMonaco
Roteiro James DeMonaco
Elenco Ethan Hawke
Lena Headey
Max Burkholder
Adelaide Kane
Edwin Hodge
Tony Oller
Rhys Wakefield
Arija Bareikis
Chris Mulkey
Género Horror
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Purge (Uma Noite de Crime (título no Brasil) ) é um filme de terror estadunidense de 2013 dirigido por James DeMonaco. Apesar das críticas negativas, o filme foi um sucesso de bilheteria, faturando quase 90 milhões de dólares,[1] perante um custo de 3 milhões.[1] [2] O filme estreou no Stanley Film Festival em 2 de maio de 2013[3] e chegou aos cinemas em 7 de junho de 2013 nos Estados Unidos.[4]

Uma sequência, intitulada The Purge: Anarchy, foi desenvolvimento pela Universal e Blumhouse.[5] Teve sua estreia em 18 de julho de 2014.[6]

Foi anunciado recentemente Uma Noite de Crime 3 que terá o roteiro DeMonaco. não foi divulgado mais detalhes sobre o longa.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em 2022, os Estados Unidos vivenciam os menores índices de criminalidade e desemprego de sua história, tudo devido ao "Expurgo": um período anual de 12 horas no qual todo e qualquer crime é permitido, com pouquíssimas restrições, e os serviços emergenciais ficam suspensos. A premissa dos criadores da ideia é que isto é uma forma de os humanos liberarem seus instintos assassinos e transgressores, embora críticos afirmem que só os ricos conseguem ficar protegidos durante o período, enquanto que os pobres ficam entregues à própria sorte.

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

James Sandin é representante comercial de uma das principais marcas de equipamentos de segurança, muito procurados por quem quer se proteger dos expurgos. No dia do Expurgo de 2022, ele celebra ter sido líder da equipe que mais vendeu na empresa e volta feliz para casa, onde mora com a esposa Mary, o filho Charlie, que questiona o sistema de expurgos, e sua filha Zoey, cujo namoro ele não aprova.

Após se certificar de que a casa está fortificada e protegida, James se recolhe. O namorado de Zoey, Henry, entrou na casa antes de ela ser lacrada e surpreende a garota. Ele diz que ficará lá para conversar com James e convencê-lo a permitir o namoro. Ao mesmo tempo, Charlie vê pelas câmeras externas da casa que um homem pede ajuda nas ruas. Charlie abre as portas da casa e deixa o estranho entrar. James o ameaça com uma pistola. No mesmo momento, Henry surge e tenta balear o próprio sogro - ele pretendia se beneficiar do Expurgo para matar James e poder namorar Zoey à vontade. Seu plano dá errado e é ele quem acaba baleado e morto. O estranho aproveita o tiroteio e se esconde na casa.

Pouco depois, um grupo de supremacistas cerca a casa e diz que estava perseguindo o estranho. Eles exigem que a família entregue o sujeito, ou então, todos serão mortos. Charlie usa seu brinquedo controlado remotamente para guiar o estranho até um esconderijo. Contudo, Zoey é feita refém pelo invasor ao tentar se esconder o mesmo local sem saber da presença dele. James chega e consegue dominá-lo, com o objetivo de entregá-lo aos extremistas. Contudo, ele e sua família desistem de entregar o invasor ao perceberem que estavam agindo como os expurgadores. O líder do grupo, cansado de esperar, anuncia o fim do prazo e o grupo arromba a casa fortificada.

Na sala de jogos de sua casa, ele mata três expurgadores, mas acaba esfaqueado pelo líder do bando. Quando Mary está prestes a ser morta, seus vizinhos surgem e matam todos os outros integrantes do bando. Ela sai em busca de sua família e encontra Charlie e James, já quase morto. O líder do bando os encurrala, mas Zoey surge e o mata com um tiro. Os vizinhos cercam a família e revelam que foram lá para matá-los, por inveja de sua riqueza. James não resiste ao ferimento e morre enquanto seus vizinhos se preparam para eliminar o restante de sua família. Contudo, o forasteiro surge e mata um dos vizinhos, o sr. Cali (Tom Yi), e depois domina o restante. Com o objetivo de forçar seus vizinhos a viver com a culpa, Mary decide que ninguém mais deve morrer e espera o fim do Expurgo.

Quando termina o Expurgo, os vizinhos vão embora, bem como o forasteiro, mas não sem antes Mary agradecê-lo. Durante os créditos finais, boletins de rádios anunciam que o expurgo daquele ano foi o mais bem sucedido até então, com um número recorde de homicídios e ações de empresas de segurança doméstica em alta.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Expurgadores[editar | editar código-fonte]

  • Rhys Wakefield como Líder Educado-1
  • John Weselcouch como Expurgador interrompedor -2
  • Alicia Vela-Bailey como Expurgadora-3
  • Aaron Kuban como Expurgador-4
  • Boima Blake como Expurgador-5
  • Nathan Clarkson como Expurgador-6
  • Chester Lockhart como Expurgador-7
  • Tyler Jaye como Expurgador-8
  • RJ Wolfe como Expurgador-9

Referências

  1. a b The Purge (2013) – Box Office Mojo Box Office Mojo. Visitado em 24 de agosto de 2013.
  2. Kaufman, Amy (2013-06-06). Box office: Low-budget 'The Purge' expected to beat 'The Internship' Los Angeles Times Tribune Company. Visitado em 10 de junho de 2013.
  3. Kit, Borys. "Ethan Hawke's The Purge to Open Inaugural Stanley Film Festival". Página visitada em 22 de abril de 2013.
  4. The Purge (2013) – International Box Office Results Box Office Mojo. Visitado em 5 de julho de 2013.
  5. The Purge has a sequel in development (10 June 2013). Visitado em 5 July 2013.
  6. "Universal Re-Slots The Purge: Anarchy", 28 de fevereiro de 2014. Página visitada em 1 de março de 2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.