The Sentinel (Lee Child e Andrew Child)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Sentinel
Autor(es) Lee Child Andrew Child
Idioma inglês
País  Reino Unido
Género Policial
Série Jack Reacher
Editora Bantam Press
Lançamento 2020
Páginas 424
ISBN 978-0552177436
Cronologia
Blue Moon

The Sentinel é o 25º romance da série Jack Reacher tendo sido publicado inicialmente em 27 de outubro de 2020.[1] É o primeiro livro da série Jack Reacher de co-autoria entre James Grant e o seu irmão mais novo, Andrew Grant, tendo sido publicado com os respectivos pseudónimos, respectivamente Lee Child e Andrew Child. [2]

Sumário do enredo[editar | editar código-fonte]

Numa pequena cidade do centro do Tennessee, um incauto especialista em tecnologia da informação está prestes a ser assaltado o que é antecipado e evitado por Reacher que a seguir vai ajudar aquele desconhecido. Acontece que Reacher desvenda algo mais sério do que um mero assalto - um grupo secreto e muito perigoso considera que o especialista em TI tem algo importante que eles querem, sem o conhecimento do próprio informático, e que Reacher se encarregará de esclarecer.

Temas[editar | editar código-fonte]

Ramsomware[editar | editar código-fonte]

  • Um dos temas do livro é o do ransomware que atacou o sistema informático da cidade em que a ação principal decorre. Como se depreende da conversa entre dois personagens,[3]:54:55

"R. - Ransomware? É um programa malicioso que bloqueia, impedindo-a de funcionar, uma rede de computadores. Ficam bloqueados os computadores e os dados que estes usam. Ficam bloqueados todos os registos e a informação de todos os vários departamentos (de uma cidade, ou de uma empresa). Tal como ficam bloqueados todos os telefones, e PC´s e tablets se estiverem conectados.
P. - OK. Então como se consegue desbloquear tudo isso para funcionar de novo?
R. - Tens de comprar uma chave.
P. - Onde? A quem?
R. - A quem te atacou.
P. - A sério?
R. - Sim, sim. Cada vez mais cidades são atacadas. Por vezes várias ao mesmo tempo, se por acaso partilham serviços.
...
P. - Então esta cidade foi atingida especificamente. Porquê?
R. - Por nenhuma razão especial. Apenas o tornámos demasiado fácil. A nossa infraestrutura é o sonho de qualquer hacker. Uma misturada de sistemas envelhecidos e desatualizados. Vulnerablidades por todo o lado. Nenhuma defesa activa. E tens de compreender que isto é um fenómeno em crescimento. São atingidas cidades, hospitais, departamentos de polícia, e também empresas. Mas estes visados tentam em geral esconder o caso e pagar sem ondas.
P. - As empresas pagam?
R. - Por vezes. A maiora das vezes? Não sei.
P. - O pagamento do resgate não encoraja mais ataques?"

  • Mais à frente, os mesmos personagens prosseguem a discussão do tema:[3]:60

"R. - ....Nenhum dos idiotas que me massacram tem alguma ideia do que eu tinha pela frente. Muitos destes ataques são patrocinados por países. Têm gigantescas gabinetes de informática cheios de técnicos. É o seu único trabalho. Têm recursos ilimitados.
P. - Como David e Golias. Só que neste caso o Golias ganha."

  • E ainda no diálogo entre outros dois personagens:[3]:82

"R. Existem 2 formas pelas quais o ramsonware pode entrar numa rede de computadores. Ou pela Internet. Ou através de alguma coisa que está fisicamente ligada, como uma uma pen, ou um disco externo."

Referências

  1. Page, Benedicte (18 janeiro 2020). «O autor de Jack Reacher, Lee Child, passa a batuta de escrever ao irmão». The Bookseller. Consultado em 9 de fevereiro de 2020 
  2. «O autor de Jack Reacher, Lee Child, passa a batuta de escrever ao irmão». BBC News. 18 janeiro 2020 
  3. a b c Lee Child e Andrew Child, The Sentinel, 2021, isbn 9780552177429