The Singing Nun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Singing Nun
A Irmã Sorriso (PRT)
Dominique (BRA)
 Estados Unidos
1966 •  cor •  97 min 
Gênero musical
biografia
Direção Henry Koster
Produção John Beck
Roteiro John Furia (história e roteiro)
Sally Benson
Elenco Debbie Reynolds
Ricardo Montalbán
Greer Garson
Música Jeanine Deckers (canções)
Harry Sukman
Companhia(s) produtora(s) MGM
Distribuição MGM
Lançamento Estados Unidos 4 de abril de 1966
Idioma inglês

The Singing Nun (br.: Dominique / pt.A Irmã Sorriso) é um filme biográfico musical estadunidense de 1966, dirigido por Henry Koster em seu último trabalho nessa função. O roteiro é baseado na vida de Jeanine Deckers, uma freira que fez muito sucesso ao compor e cantar a canção "Dominique". Randy Sparks escreveu as traduções para o inglês das canções de Jeanine Deckers além de composições originais para o filme.

Elenco

Sinopse

A Irmã Ann deixa um convento dominicano próximo de Antuérpia e viaja de lambreta até a Casa Samaritana, uma instituição religiosa numa área decadente de Bruxelas. Ann ama tocar violão e cantar e entusiasma o Padre Clementi que convence um amigo dono de gravadora, Robert Gerarde, a deixá-la gravar um disco para ser distribuído entre os religiosos. Enquanto realiza as gravações, Ann conhece o menino maltratado Dominic Arlien, que vive com o pai alcoólico e a irmã adolescente, Nicole. O disco da Irmã Ann é lançado comercialmente e se torna um sucesso mundial, atraindo a atenção de Ed Sullivan, famoso apresentador da televisão norte-americana, que vai à Bruxelas para gravar uma apresentação com ela. A Irmã Ann canta então "Dominique", que escrevera inspirada no seu pequeno amigo, e que se torna a canção dela mais conhecida. Mas no auge do sucesso alguns acontecimentos fazem com que a Irmã Ann relute em prosseguir com sua carreira musical.

Produção

Henry King fora anunciado originariamente como o diretor do filme mas divergências com o produtor John Beck fizeram com que fosse substituído por Henry Koster.[1].

Indicações a prêmios

Referências

  1. Coburn in 'What Did...?' Martin, Betty. Los Angeles Times (1923-Atual) [Los Angeles, Calif] 22 de maio de 1965: B5.

Ligações externas