Blair Witch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de The Woods: Blair Witch)
Blair Witch
Blair Witch
No Brasil Bruxa de Blair
Em Portugal O Bosque de Blair Witch
 Estados Unidos
2016 •  cor •  89 min 
Gênero terror
Direção Adam Wingard
Produção Keith Calder
Roy Lee
Steven Schneider
Jessica Wu
Roteiro Simon Barrett
Elenco James Allen McCune
Callie Hernandez
Brandon Scott
Wes Robinson
Valorie Curry
Corbin Reid
Música Adam Wingard
Direção de arte Robby Baumgartner
Edição Louis Cioffi
Companhia(s) produtora(s) Room 101
Distribuição Lionsgate
Lançamento Estados Unidos 16 de setembro de 2016
Brasil 15 de setembro de 2016
Portugal 27 de outubro de 2016
Idioma inglês
Orçamento US$ 5 milhões
Receita US$ 45.7 milhões
Cronologia
Book of Shadows: Blair Witch 2

Blair Witch (no Brasil, Bruxa de Blair e em Portugal, O Bosque) é um filme americano de 2016 em forma de pseudodocumentário, dirigido por Adam Wingard e escrito por Simon Barrett. É uma sequência direta do original The Blair Witch Project de 1999, estrelado por James Allen McCune, Callie Hernandez, Brandon Scott, Corbin Reid, Wes Robinson e Valorie Curry.

O filme acompanha um grupo de universitários e guias locais que se aventuram no Black Hills Forest, em Maryland para desvendar os mistérios do desaparecimento de Heather Donahue, a irmã de um dos personagens, ocorrido anos antes.

Inicialmente, a conexão do filme à franquia de filmes Blair Witch foi mantida em segredo, enquanto era produzido sob o título falso The Woods.

Enredo[editar | editar código-fonte]

O casal Lane e Talia encontra a fita de vídeo original de Heather Donahue, que desapareceu em 1999 no bosque perto de Burkittsville e entra em contato com James, o irmão, na época um jovem de apenas 8 anos. Empolgado com a possibilidade de reencontrar a irmã, apesar de todos os esforços do FBI em tentar localizá-la após seu desaparecimento, James passa a investigar a lenda da Bruxa de Blair e localiza Peter Jones, um dos rapazes que participaram da busca. Peter não acredita nas chances de encontrar Heather e tampouco na ligação dos fatos com a existência da bruxa, mas por amizade aceita o desafio de acompanhar James à Black Hills Forest, em Maryland, e convida a namorada Ashley Bennett e a estudante de cinema Lisa Arlington, que resolve produzir o seu documentário a partir das imagens produzidas.

Em Maryland os quatro encontram o casal, que acerta a entrega da fita sob uma condição: participarem das buscas. Peter se opõe, mas Ashley o convence a aceitá-los porque somente eles sabem o local exato onde a fita foi encontrada. Todos partem para o bosque e montam acampamento após atravessarem um lago, onde Ashley corta o pé. Anoitece e a discussão gira em torno do desaparecimento do grupo de Heather, assim como outras ocorrências misteriosas na região, os quais atribuem à Bruxa de Blair.

Durante a madrugada o grupo se assusta com os ruídos do bosque, mas acaba por dormir até às duas da tarde e se dão conta dos símbolos estranhos pendurados nas árvores, cercando todo o acampamento. Assustados, os quatro amigos optam por prosseguir, apesar da relutância de Lane e Talia. Lisa então percebe a existência de um fio que parte da mochila de Lane, que admite ser o responsável pela elaboração dos símbolos no decorrer da noite. Lane e Talia são banidos do grupo. Depois de várias horas de caminhada, os quatro não percebem que estão andando em círculos e no fim da tarde voltam ao local do acampamento, mediante os dados imprecisos do GPS. Lisa controla um drone para obter a sua localização, mas ele se choca contra as árvores. Ashley adoece, forçando o grupo a acampar novamente. Peter vai buscar lenha, mas é perseguido por uma entidade desconhecida até que uma árvore cai sobre ele e o fere. James corre em seu auxílio, mas encontra apenas a lanterna de Peter.

Durante a noite James e Lisa ouvem mais sons. Momentos depois Lane e Talia surgem, alegando que cinco dias se passaram sem que amanhecesse. Em seu estado maltrapilho, Lane culpa o grupo por tudo o que está acontecendo e foge, enquanto Talia fica. James e Lisa vão dormir, mas ainda está escuro quando o despertador de Lisa acusa que são sete da manhã. Talia começa a gritar mediante a aparição de figuras maiores cercando o acampamento, em composição de gravetos. Talia vê tufos de cabelo seu amarrado a uma das figuras e Ashley, devastada pelo desaparecimento de Peter, acusa Talia de promover uma farsa e quebra a figura que possui o seu tufo de cabelo amarrado. O corpo de Talia é violentamente rasgado e Ashley grita horrorizada. Uma força invisível, em seguida, destrói as cabanas e todos correm. Ashley, distante de todos, percebe que o ferimento do pé subiu-lhe às pernas e arranca um objeto encravado nela. Nesse instante encontra o drone, mas numa tentativa de resgatá-lo por estar preso a uma árvore, acaba puxada por uma força sobrenatural.

Uma tempestade faz com que Lisa e James avistem a cabana de Rustin Parr. James acredita ver a sua irmã no andar de cima da casa e entra, mesmo com a relutância de Lisa. A suposta possibilidade de encontrar Heather atrai James para o andar de cima enquanto Lisa, sozinha, corre na direção do porão ao avistar a presença de uma criatura humanoide saindo por detrás das árvores. No porão Lisa encontra Lane em desespero, sujo, barbudo, dando a impressão de que longo tempo havia passado. Lane a arrasta para um alçapão e a tranca. Lisa entra em desespero, mas encontra um túnel subterrâneo por onde encontra forças para atravessar ao outro lado. Lane parte para cima dela, mas é morto a punhaladas. Perseguida pela entidade, Lisa corre até o quarto onde James se encontra. Os dois tentam barricar a porta, mas é inútil. O quarto ilumina-se e James pede para Lisa ficar no canto da sala, de rosto virado à parede, pois nada acontece a quem não vê a face da bruxa. James ouve a voz de Heather, vira-se e é morto. Lisa usa a câmera de Lane para ver indiretamente o que há por trás dela, começa a andar pra trás, mas uma simulação da voz de James lhe pedindo desculpas faz com que ela se vire e é morta. A câmara cai e corta para o preto.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
James Allen McCune James Donahue
Callie Hernandez Lisa Arlington
Corbin Reid Ashley Bennett
Brandon Scott Peter Jones
Wes Robinson Lane
Valorie Curry Talia
Heather Donahue Ela mesma

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 11 de setembro de 2016 e foi lançado nos cinemas norte-americanos em 16 de setembro de 2016. No Brasil estreou um dia antes, em 15 de setembro de 2016, com o título original The Woods.

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

  1. "Hakmarrja" – N.K.V.D[1][2]
  2. "Pagan Dance Move" – Arnaud Rebotini[1][2]
  3. "Rien à Paris" – Liz & László[1][2]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.