Thomas Bulfinch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Junho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Thomas Bulfinch (15 de Julho de 1796 - 27 de maio de 1867) foi um escritor estadunidense, nascido em Newton, Massachusetts, em uma família bastante educada, mas não rica, de mercadores. Seu pai era o famoso arquiteto Charles Bulfinch.

Formou-se em 1813 pela Harvard e lecionou na Boston Latim School. Desde cedo dedicou-se a estudar mitologia,vindo a se tornar em sua época um das mais respeitadas autoridades em assuntos mitológicos. Mesmo hoje,decorrido tanto tempo, sua obra continua a ser referência para os estudiosos das diversas civilizações que surgiram e desapareceram no tempo, ou para aqueles que simplesmente apreciam os mitos. O objetivo de Bulfinch era eliminar a aura de mistério que costuma envolver a mitologia,escrevendo uma obra ao alcance do grande público, mesmo das pessoas que não tivessem conhecimentos básicos de história antiga. Também acreditava que, sem um conhecimento básico de mitologia, grande parte da literatura não seria compreendida nem apreciada.

Durante toda sua vida dedicou-se à literatura. Seu trabalho mais famoso é "História da Mitologia", de 1855. Esta obra veio a ser considerada a melhor introdução para o conhecimento dos clássicos de mitologia que estão entranhados em nossa literatura e cultura em geral. Escreveu também "A idade da Cavalaria" (1858) e "A Lenda do Rei Magno" (1862).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.