Tim O'Reilly

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Para o músico, ver Tim O'Reilly (músico).
Tim O'Reilly na conferência MIX06 em Las Vegas, Nevada

Tim O'Reilly (nascido em 6 de junho de 1954, Cork, Irlanda) é o fundador da O'Reilly Media (antigamente nomeada O'Reilly & Associates) e entusiasta de movimentos de apoio ao software livre e código livre, é também creditado como o criador da expressão Web 2.0.

O'Reilly foi inicialmente interessado em literatura ao graduar-se do ensino médio, mas após sua graduação em Harvard em 1975 com bacharelado com honras em filologia clássica passou a envolver-se no campo de manuais de computação. Tim define sua companhia, não como uma publicadora de livros ou material online, ou como produtora de conferências (embora a companhia faça os três), mas como companhia de transferência de tecnologia, "mudar o mundo divulgando o conhecimento dos inovadores". Tim faz parte da diretoria da CollabNet, e foi da diretoria da Macromedia até sua fusão com a Adobe em 2005.

Em 2001, Tim envolveu-se numa disputa com a Amazon.com, liderando um protesto contra a patente do "one-click" por parte da Amazon, e especificamente, o uso desta patente pela Amazon contra sua rival barnesandnoble.com. O protesto terminou com Tim e Jeff Bezos visitando Washington D.C. para fazer lobby pela reforma da patente. A Amazon continua depositando muitos pedidos de patentes, e o caso Barnes & Noble foi resolvido. Em 2006, a Amazon não voltou a iniciar processos por infração de patente.

Em dezembro de 2006, a firma de publicações de O'Reilly dôou dez mil dólares para Creative Commons, demonstrando seu interesse no Movimento Pela Cultura Livre.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Tim O'Reilly
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Tim O'Reilly