Toga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marco Aurélio vestido com toga
Uma toga.
Magistrado vestindo uma toga.

A toga era uma peça de vestuário característica da Roma Antiga.

Trata-se de uma peça de roupa de origem etrusca. De início, a toga apresentava uma forma retangular e curta. Mais tarde, passou a ser semicircular, tendo seu tamanho aumentado consideravelmente: a toga chegou a atingir aproximadamente 6 metros no lado reto e 2 metros de largura. Por isso, era difícil de usar, pelo que os romanos mais ricos possuíam mesmo um escravo encarregado de ajudar nesta tarefa (o uestiplicus).

A toga era a marca distintiva do cidadão romano, sendo proibido o seu uso aos estrangeiros e escravos. As mulheres romanas também utilizaram a toga, mas gradualmente adotaram a estola (uma espécie de vestido); a partir da época da República a toga passou a ser usada apenas pelas mulheres condenadas por adultério.

Tipos de toga[editar | editar código-fonte]

Existiam vários tipos de toga, associadas a diferentes funções e estatutos.

  • Toga viril (Toga pura/virillis) - era um toga lisa, feita de branca, usadas pelos homens romanos assim que atingissem a idade adulta.
  • Toga pretexta (Toga praetexta) - era uma toga branca que apresentava uma banda larga de cor púrpura. Era usada pelos rapazes que ainda não tinham tomado a toga viril e pelas jovens que ainda não tinham casado, bem como pelos principais magistrados e sacerdotes.
  • Toga cândida (Toga candida) - toga de um branco imaculado, era envergada pelos candidatos a cargos públicos (os candidati, de onde deriva a palavra candidato). A brancura desta toga era muitas vezes realçada recorrendo-se a cré.
  • Toga picta (Toga picta/purpurea) - usada pelos triunfadores e mais tarde pelo imperador.
  • Toga sórdida (Toga sordida/pulla) - era a toga dos pobres e do réu quando se apresentava no tribunal (servindo neste caso a toga para inspirar um sentimento de piedade).
  • Toga trábea (Toga trabea) - era uma toga toda púrpura ou então ornamentada com riscas horizontais de cor púrpura. Era usada pelos áugures e sacerdotes durante os atos rituais. Os deuses eram também representados usando esta toga.

Ver também[editar | editar código-fonte]