Transdutor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Na definição mais geral, um transdutor é um dispositivo que recebe um sinal e o retransmite, independentemente de conversão de energia.

Porém, em uma definição mais restrita (e bastante utilizada) é de que transdutor é um dispositivo que transforma um tipo de energia em outro, utilizando para isso um elemento sensor. Por exemplo, o sensor pode traduzir informação não elétrica (velocidade, posição, temperatura, pH) em informação elétrica (corrente, tensão, resistência). Um tipo curioso e inerente de transdutor é elaborado a partir de cristais naturais denominados cristais "piezoelétricos". Estes transdutam energia elétrica em energia mecânica na relação de 1:1 (um sinal elétrico para um sinal mecânico).

Transdutores ativos e passivos[editar | editar código-fonte]

Transdutores passivos são aqueles cuja energia de saída é proveniente unicamente (ou quase unicamente) da energia de entrada.

Transdutores ativos são aqueles que dispõem de uma alimentação de energia. [1] Neles, a maior parte da energia de saída é provida pela alimentação.

Exemplos de transdutores[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial INMETRO VOCABULÁRIO INTERNACIONAL DE METROLOGIA Conceitos Fundamentais e Gerais e Termos Associados (VIM 2008) . Link: http://xrepo01s.inmetro.gov.br/bitstream/10926/290/6/Conteudo_VIM_2008.pdf

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Transdutor
Ícone de esboço Este artigo sobre Ciência (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.