Transqualit

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Transqualit é um conjunto de normas de certificação para empresas do setor de transporte de cargas e logística. Desenvolvido pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em conjunto com a Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, tem sua base fundamentada na ISO 9000, com adaptações para o setor. Entretanto, ao contrário desta, fixa algumas metas a serem cumpridas pela entidade a ser certificada. Oficialmente recebe o nome de NBR 14884. O objetivo era inserir a etapa de transporte de mercadorias dentro da cadeia da qualidade e entrega de valor aos clientes, uma vez que os transportadores formam as conexões entre os elos da cadeia de suprimentos (supply chain). A certificação vale por um ano e, ao expirar, deve ser renovada pela empresa certificada.

A primeira versão da norma foi expedida em 2000, e até 2006 a norma era dividida em três níveis: ouro, prata e bronze. Para se atingir o nível prata as empresas deveriam cumprir os requisitos do nível bronze e do nível prata, e para atingir o nível ouro, a empresa deveria atingir os três níveis. (DEIVISON, 2005) Contudo, a revisão da norma realizada em 2006 extingüiu os níveis, passando os requisitos a serem universais.

A Transqualit propriamente dita é destinada aos sistemas de gestão da qualidade para empresas de transporte de cargas em geral, mas pode conter normas específicas para certos tipos de cargas que necessitam de cuidados especiais, a saber:

  • Transqualit "Green" - Destinada à qualificação de empresas de transporte de produtos que tenham potencial risco à saúde, à segurança, ou ao meio ambiente (este, relacionado também à ISO 14000 e à OHSAS 18001). Esta certificação também é concedida a todas as empresas que passaram pelo processo de avaliação Sassmaq.
  • Transqualit Frigo - Destinada à qualificação de empresas de transporte de cargas frigorificado, ou sob temperatura controlada.
  • Transqualit Farma - Destinada à qualificação de empresas de transporte de cargas de produtos farmacêuticos.
  • Transqualit Aéreo - Destinada à qualificação de empresas de transporte de carga aérea.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • DEIVISON, Micheal - PROCESSO DE CERTIFICAÇAO TRANSQUALIT DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM EMPRESAS DE TRANSPORTES RODOVIARIOS DE CARGAS SECAS FRACIONADAS [Em linha]. Juiz de Fora: Brazil, 2005.[Consult. 10 Mar. 2009]. Cap. 2 - A certificação de qualidade através do Transqualit. p.20. Disponível em WWW: <URL: http://www.mikezi.com/transp/down/Mike_Monografia_Transqualit.pdf>