Trauco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Trauco

O Trauco ou Trauko, segundo a mitologia Chilota tradicional do Chiloé, é uma criatura mítica humanóide de baixa estatura, com as pernas sem pés, similar a um duende, que vive nas florestas profundas.

Lenda[editar | editar código-fonte]

O Trauco é uma entidade mítica que habita as matas de Chiloé, uma ilha no sul do Chile. Homens de Chiloé temem o Trauco, cujo olhar pode ser mortal. Tem um poderoso magnetismo, semelhante ao do Íncubo, que atrai mulheres jovens e de meia-idade.

Quem for escolhido pelo Trauco vai até ele, mesmo se estiver dormindo, e cai arrebatado aos seus pés. As mulheres escolhidas pelo Trauco não resistem à atração mágica e concordam em ter relações sexuais com o ele. Assim, o Trauco às vezes é usado como explicação para uma gravidez indesejada, principalmente em mulheres solteiras; as pessoas assumem ser o Trauco o pai ausente. Isto isenta a mulher de culpa, porque o poder do Trauco é irresistível.

De acordo com o mito, a esposa do Trauco é a maligna e feia Fiura.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Paula Simon Ribeiro. Folclore -- similariedades nos países do Mercosul: lendas, mitos religiosidades, medicina e crenças do povo. Martins Livreiro-Editor, 2002. ISBN 8575370138, 9788575370131.
Ícone de esboço Este artigo sobre Mitologia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.