Tropidophiidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaTropidophiidae

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Amerophidia
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Serpentes
Família: Tropidophiidae
Brongersma, 1951
Géneros
Ver texto.
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Tropidophiidae

Tropidophiidae é uma família de répteis escamados da subordem Serpentes.

Os Tropidophiidae, popularmente conhecida como jibóias anãs ou cobras do trovão, não são venenosas, podem ser encontradas no México e nas Índias Ocidentais, do sul ao sudeste do Brasil. São cobras fossoriais de pequeno a médio porte, algumas com belos e marcantes padrões de cores. Atualmente, possuem 2 gêneros vivos, contendo 34 espécies. Dois outros gêneros (Ungaliophis e Exiliboa) já foram considerados tropidofiídeos, mas agora são conhecidos por serem mais intimamente relacionados aos boídeos e são classificados na subfamília Ungaliophiinae. Há um número relativamente grande de fósseis de cobras que foram descritos como tropidofídeos (porque suas vértebras são fáceis de identificar), mas não se sabe quais delas são mais relacionadas a Tropidophis e Trachyboa e quais são mais relacionadas a Ungaliophis e Exiliboa. .[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Esta família está confinada aos neotrópicos, principalmente em Hispaniola, Jamaica e nas Ilhas Cayman, com a maior diversidade em Cuba, onde novas espécies estão sendo descobertas. Essas cobras são relativamente pequenas, com uma média de cerca de 30–60 cm (12–24 pol.) De comprimento total (incluindo a cauda). Assim como a Rieppelophis ermannorum/jibóia pigmeu já extinta.

Géneros[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. McDiarmid RW, Campbell JA, Touré T. 1999. Snake Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference, vol. 1. Herpetologists' League. 511 pp. ISBN 1-893777-00-6 (series). ISBN 1-893777-01-4 (volume).
Ícone de esboço Este artigo sobre serpentes, integrado ao projeto de herpetologia, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.