Usuária:GiFontenelle/Testes5

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
GiFontenelle/Testes5

João Baptista de Campos Aguirra[editar | editar código-fonte]

João Baptista de Campos Aguirra (Limeira, 4 de março de 1871 - Bragança Paulista, 12 outubro de 1962) foi um pesquisador e arquivista brasileiro. É reconhecido por sua atuação na compilação de importantes arquivos históricos e geográficos brasileiros, entre mapas, cartas topográficas e plantas, que atualmente compõem a Coleção Aguirra, no Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Esses documentos reunem dados sobre títulos de propriedades imobiliárias e sobre a urbanização e a formação territorial do Brasil, principalmente do estado e da cidade de São Paulo[1][2].

Aguirra ainda foi proprietário da firma Aguirra & Cia – Comissários, localizada em São Paulo, que atuava na área de imóveis[1] e da empresa Informações Aguirre. Informações sobre títulos de propriedades imobiliárias, que lidava com os documentos que mais tarde comporia a Coleção Aguirra[2]. Em 1924, também passou a ser sócio do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP), onde publicou cinco artigos sobre temas ligados à instituição[1] no período de 1928 a 1938. Também associou-se ao Centro de Ciências e Letras de Sorocaba. Ainda publicou outros sete artigos na revista do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo entre 1934 e 1935[2].

De acordo com o artigo de Walter Pires, apesar de ser considerado um historiador, Aguirra não teve formação na área e apenas recebeu essa identificação pelas suas atividades e produção intelectual, que contribuíram para o desenvolvimento da área[2].

  1. a b c «Fundo João Baptista de Campos AGUIRRA». São Paulo, os estrangeiros e a construção da cidade. Consultado em 19 de julho de 2017 
  2. a b c d PIRES, Walter (2003). Arquivo Aguirra: fonte documental sobre a formação territorial de São Paulo. [S.l.: s.n.] Consultado em 19 de julho de 2018