Usuário(a):Ana Paula Ribeiro da Silva/Alessandra Ferrari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

ALESSANDRA FERRARI [1] (São Paulo, 30 de janeiro de 1973) é uma Servidora Pública Federal, mestre em Educação, Arte e História da Cultura. Atualmente exerce o cargo de Restauradora de Patrimônio Artístico e Histórico no Superior Tribunal Militar.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Carreira Acadêmica[editar | editar código-fonte]

Alessandra Ferrari é mestre em Educação, Arte e História da Cultura, pela Pontifícia Universidade Mackenzie de São Paulo, como bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2006), com dissertação na área de Arte, Conservação e Restauro de Patrimônio. É especializada em Conservação e Restauro de bens móveis e imóveis - pelo Istituto per l'arte e il restauro de Roma, na Itália, graduada em Direito e Artes Plásticas. Atualmente é aluna especial de doutorado do programa em Ciências da Informação da Universidade de Brasília (UNB).

Iniciou sua carreira no ateliê que levava seu nome, na cidade de São Paulo e mais tarde, residindo em Roma, capital da Itália onde se estabeleceu como restauradora no Pavia Studio di Restauro. Acadêmica, foi professora universitária tendo lecionado nos cursos de graduação em Conservação e Restauro, Artes Visuais, Design (Gráfico e de Interiores), Arquitetura e Urbanismo e Multimeios. Exerceu atividade docente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e de Campinas (PUC-SP e PUCCAMP), Universidade Bandeirante/Anhanguera de São Paulo, Centro Universitário Estácio, Uniítalo – Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro e como coordenadora do Liceu de Artes e Ofícios, na cidade de São Paulo/SP e no Centro Universitário IESB em Brasília/DF.

É Consultora Especialista do Conselho Estadual de Educação de São Paulo na área de Arte, Conservação e Restauro. Membro da ABER - Associação Brasileira de Encardernação e Restauro, ICOM - International Council of Museums, ABRACOR - Associação Brasileira de Conservação e Restauro e APCR - Associação Paulista de Conservação e Restauro.

Servidora Pública[editar | editar código-fonte]

Em 2011, foi aprovada em primeiro lugar no concurso para Analista Judiciário Especialidade em Restauração do Superior Tribunal Militar em Brasília/DF, onde atuou como chefe do Serviço de Conservação e Restauro e Chefe da Seção de Museu, respondendo pela Conservação e Restauro de Patrimônio Artístico e Histórico desta Corte Superior até os dias atuais.

É ainda consultora da Presidência da República, Ministério da Justiça, Palácio do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) e outros órgãos da República Federativa Brasileira.

Premiações e Reconhecimentos[editar | editar código-fonte]

  • 2012: Diploma do Mérito Cultural, Academia Brasileira de Arte Cultura e História e Fundação Escultor Victor Brecheret;
  • 2012: Diploma Comemorativo aos 52 anos de Brasília - DF, Academia Brasileira de Arte Cultura e História e Instituto Biográfico do Brasil;
  • 2011:Medalha D. João VI, Superior Tribunal Militar - 2a Circunscrição Judiciária Militar;
  • 1998: Grande Medalha de Bronze - Pintura Contemporânea, II Salão de Artes Plásticas Alfredo Mucci - Extrema/MG;
  • 1995: Medalha de Bronze - Arte Contemporânea, Associação dos Artistas Plásticos de Santo Amaro;
  • Outras.

CV?[editar | editar código-fonte]

É Consultora Especialista do Conselho Estadual de Educação de São Paulo na área de Arte, Conservação e Restauro. Membro da ABER - Associação Brasileira de Encardernação e Restauro, ICOM - International Council of Museums, ABRACOR - Associação Brasileira de Conservação e Restauro e APCR - Associação Paulista de Conservação e Restauro.

Referências