Usuário(a):Brandnorth/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em estatística, o erro quadrático médio (EQM, ou MSE em inglês) de um estimador mede a média dos quadrados dos erros entre as estimativas e o parâmetro estimado. O EQM é uma função de perda que corresponde ao valor esperado da diferença quadrática entre o estimador e o parâmetro estimado.

O EQM é uma medida da qualidade de um estimador. Seu valor nunca é negativo, e quanto mais próximo de zero, melhor a performance de um estimador.

O erro quadrático médio também pode ser descrito como o segundo momento da diferença entre um estimador e o parâmetro estimado. Dessa forma, o EQM incorpora tanto a variância (isto é, o quão dispersas são as estimativas feitas pelo estimador) quanto o viés (a diferença entre a média das estimativas e o parâmetro estimado) do estimador. Para um estimador não-enviesado,

onde o símbolo denota a operação de valor esperado ou esperança.[1][2]

Utilidade[editar | editar código-fonte]

Comparação de estimadores[editar | editar código-fonte]

O erro quadrático médio é muito útil na comparação de estimadores, principalmente se um deles for viciado (isto é, quando ). Se os dois estimadores são não-viciados, o estimador mais eficaz é simplesmente aquele com a menor variância. Nós podemos efetivamente exprimir o erro quadrático médio em função do viés do estimador em função de sua variância :

  1. «Propriedades dos Estimadores» (PDF). icmc. Consultado em 19 de Janeiro de 2016 
  2. «Introdução aos Processos Estocásticos - Estimadores» (PDF). PPGEE - Universidade Federal de Minas Gerais. Consultado em 23 de Janeiro de 2016