Usuário(a):Gabriele Resende/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em Abril de 2023, foi realizado em Ouro Preto, um evento em homenagem a Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, mulher de destaque na luta pela Inconfidência Mineira que será incluída no Panteão da Inconfidência, ao lado de Tiradentes e dos demais conjurados. Com a presença do público, da ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, do diretor do Museu da Inconfidência, Alex Calheiros, das cantoras Zélia Duncan e Ana Costa, do estilista Ronaldo Fraga e da historiadora e professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG Heloísa Starling.

Como não foi possível localizar os restos mortais de Hipólita, uma caixa com terra recolhida da fazenda em Prados onde viveu, será depositada dentro da lápide. Em seguida, a compositora e cantora Zélia Duncan apresentou a canção que compôs para a inconfidente, e, na entrada do Panteão, foi içado um estandarte de dois metros de altura confeccionado por bordadeiras mineiras e criado pelo estilista Ronaldo Fraga. Ao final, no pátio interno do Museu, foi realizada uma mesa-redonda sobre Hipólita com a participação dos convidados.

Referências[editar | editar código-fonte]

[1]

  1. Macieira, Luana (28 de abril de 2023). «Evento em Ouro Preto incluirá Hipólita Jacinta no Panteão da Inconfidência». Consultado em 10 de novembro de 2023