Usuário(a):GiggioDiBello

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

À PROVA DE TUDO[editar | editar código-fonte]

Uma série do canal pago Discovery Channel

O apresentador Bear Grylls viaja pelos destinos selvagens mais populares do planeta, lugares onde os turistas poderiam se perder ou correr perigo. Ao chegar em cada local, Bear inicia sua aventura buscando o caminho de volta à civilização, mostrando importantes técnicas de sobrevivência. Com ele, você aprende a escapar das areias movediças do deserto de Moab, a navegar nas correntes perigosas da Costa Rica e a construir um refúgio para se proteger da neve nos Alpes. Dois cinegrafistas o acompanham durante todo o percurso, que têm instruções rígidas para não ajudá-lo, a menos que se encontre em uma situação de vida ou morte.

A série mostra aspectos dramáticos da sobrevivência, graças ao empenho de Grylls em apresentar as técnicas necessárias sob circunstâncias radicais.

Confira uma breve descrição dos episódios desta série:


Os Alpes[editar | editar código-fonte]

A cada ano, 120 milhões de pessoas escalam e esquiam os mais de 128.000 quilômetros que formam os Alpes, a cadeia de montanhas mais importante da Europa. Infelizmente, centenas de pessoas também morrem desfrutando deste belo cenário, pois muitas vezes não incapazes de sobreviver em altitudes superiores a 4.500 metros. Armado com uma faca, uma garrafa de água, uma bacia e uma pederneira, Bear se lança de pára-quedas sobre os Alpes para demonstrar algumas técnicas vitais de sobrevivência. Seja revelando uma nova e radical técnica para sobreviver em regiões de montanha com fendas perigosas, construindo um refúgio para sobreviver a uma tempestade alpina ou explicando a melhor forma de evitar uma queda em um lago congelado, Bear coloca à prova todos os seus conhecimentos em um autêntico desafio de sobrevivência.


Trópico da Costa Rica[editar | editar código-fonte]

Anualmente, 500.000 norte-americanos visitam a Costa Rica para explorar alguns dos lugares mais surpreendentes e significativos do mundo em termos ambientais. Somente no último ano, mais de 50 visitantes tiveram que ser resgatados pela Cruz Vermelha. Bear inicia uma incrível aventura ao se lançar de pára-quedas sobre a selva da Península Osa, na Costa Rica. Seu objetivo consiste em demonstrar como alguém perdido em uma selva de características similares pode encontrar o caminho de volta à civilização. A viagem começa sobre árvores de aproximadamente 9 metros de altura e cascatas com quedas de mais de 11 metros. Ao longo do caminho, enquanto o aventureiro procura comida e água para organizar seu acampamento, ele se depara com serpentes, mosquitos e perigosas correntezas.


Deserto de Moab[editar | editar código-fonte]

Com mais de um milhão de visitantes ao ano, o deserto de Moab, no estado de Utah, é um dos principais destinos dos amantes de esportes radicais nos Estados Unidos. Apesar disso, as altas temperaturas e os perigosos predadores que ali habitam podem transformá-lo em um lugar extremadamente perigoso. Bear é abandonado no deserto para demostrar como um “trekker” perdido pode sobreviver e voltar à civilização com apenas uma garrafa de água, uma faca e uma pederneira. Em sua viagem, ele percorre barrancos estreitos, enfrenta cascavéis e escapa de areias movediças, para demonstrar como sobreviver em um dos lugares mais inóspitos do planeta.


Sierra Nevada[editar | editar código-fonte]

A cada ano, quatro milhões de “trekkers” e escaladores visitam as majestosas montanhas de Sierra Nevada, no leste da Califórnia, Estados Unidos, uma das cordilheiras mais importantes do país. Com mais de 640 quilômetros de extensão e picos montanhosos que chegam a 1.300 metros de altura, Sierra Nevada possui um extraordinário encanto. Mas sua beleza espetacular beleza também pode ser traiçoeira. Ali, centenas de pessoas ficam desamparadas a cada ano. Um movimento em falso pode se tornar uma verdadeira luta pela sobrevivência. Bear explica como sobreviver nas três regiões mais importantes da montanha: as escarpas, a mata e o chaparral. Para isso, ele se lança de pára-quedas sobre um lago alpino, escala despenhadeiros íngremes e desce por impressionantes corredeiras. Utilizando seus conhecimentos sobre as técnicas de sobrevivência dos índios nativos norte-americanos, Bear também constrói refúgios, doma cavalos selvagens e encontra comida.


Montanhas do Alasca[editar | editar código-fonte]

Milhares de esquiadores, amantes do “snowboard”, montanhistas e escaladores visitam o Alasca todos os anos em busca da neve virgem. Centenas deles acabam se perdendo em um ambiente natural totalmente desconhecido. Neste episódio, o desafio de Bear consiste em conseguir voltar aos teleféricos equipado unicamente com esquis, uma garrafa de água, uma faca e uma pederneira. Em seu trajeto, ele se verá obrigado a percorrer montanhas perigosas sobre glaciares, atravessar bosques infestados de ursos e navegar em um pequeno bote desviando de icebergs. Bear revelará a possibilidade de sobreviver em um dos lugares mais frios do planeta.


O Kilauea[editar | editar código-fonte]

A grande ilha do Havaí também é lar de um dos vulcões mais ativos do mundo, o Kilauea. Desde 1992, ele permanece em um constante estado de erupção, expelindo nuvens de gases sulfúricos venenosos. Ali, a paisagem se caracteriza pela escassez de animais, de plantas e de água. Sob sua instável superfície corre um rio de rocha fundida, que ferve a temperaturas superiores a 2.000 graus. Rodeando esta paisagem vulcânica há uma densa selva tropical, que apesar de oferecer certo conforto, também esconde seus perigos. Com o objetivo de demonstrar as habilidades necessárias para sobreviver em um ambiente com características similares, Bear vai explicar como fabricar uma máscara anti-gás e como escapar de um movimento de lava inesperado.


Ilha Deserta[editar | editar código-fonte]

Quando as pessoas brincam sobre a possibilidade de sobreviver em uma ilha deserta, elas apenas podem imaginar como um lugar assim pode ser inóspito. A fome, o sentimento de isolamento e vulnerabilidade aparecem muito antes do previsto, tornando indispensáveis as técnicas de sobrevivência. Neste episódio, Bear vai de helicóptero até uma ilha do Pacífico Sul, onde vai ensinar a pescar, a recolher a água da chuva e a evitar os temidos tubarões.