Usuário(a):Gustavo usp/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma biblioteca se trata de uma instituição ligada a área da Ciência da Informação, como um centro de difusão de informação e dados; entre os colaboradores na produção de seu acervo, para atender seus usuários.

Biblioteca.[editar | editar código-fonte]

A instituição biblioteca tem existido como um centro de preservação de memória de um povo, onde seu maior exemplo desse tipo “biblioteca-mundo”  se encontra na Biblioteca de Alexandria, contendo documentos acerca dos povos e civilizações já conquistados, mas ainda com acesso restrito ao mesmo, com a ótica da classe dominante.

Biblioteca Universitária da Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo.

E com a expansão das civilizações, principalmente no ocidente, através do Renascimento, houve uma necessidade de documentar não só dados religiosos, mas de várias áreas que a biblioteca e seus gerenciador julgasse relevantes para seu acervo, o que possibilitou no aumento de dados, através dos copistas, e de consumidores/usuários desses espaços, virando uma instituição ativa de cultura e poder; deixando o posto de apenas um lugar para manter informação.

Para tanto, esta instituição se fragmentou, em busca de se especializar para melhor atender seus usuários, surgindo Bibliotecas Universitárias, Públicas, Nacional etc.

Modernização.[editar | editar código-fonte]

Com o avanço do campo da Ciência da Informação e sua atuação cada vez mais  proeminente em diversas áreas de produção de informação, exigiu que o campo da biblioteconomia também adotasse os avanços tecnológicos no cotidiano de um bibliotecário. Um dos precursores da importância da informação para uma sociedade como um todo foi o indiano Shiyali Ramamrita Ranganathan.

onde formulou as 5 leis Ranganathan:

  1. Os livros são para serem usados.
  2. Todo leitor tem seu livro.
  3. Todo livro tem seu leitor.
  4. Poupe o tempo do leitor.
  5. Uma biblioteca é um organismo em crescimento.

Onde posteriormente, com o leva de “informação é poder”, foi adotado e atualizado para a crescente produção de informação na era digital de um mundo globalizado:

1. A informação é para o uso.

2. A cada usuário sua informação.

3. Cada informação a seu usuário.

4. Economize o tempo do usuário – e o seu corolário: economize o tempo dos cientistas da informação.

5. Um sistema de informação é um organismo em crescimento.

Referências.[editar | editar código-fonte]

Barbier, Frédéric. História das Bibliotecas, de Alexandria às Bibliotecas Virtuais. 2018. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.