Usuário(a):Nuno Tavares/Manual do tempo-livre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Edição[editar | editar código-fonte]

Interwikis[editar | editar código-fonte]

O que interessa aprender aqui é como podemos descobrir um interwiki para um assunto que desconhecemos.

  • Se tiver um dicionário de inglês, vejo o significado do(s) termo(s) envolvido(s) e articule-os no interwiki.

Experimente, ainda que esteja incorrecto, pode sempre existir um redireccionamento.

  • Se o artigo tiver imagem: clique na imagem. Apesar de ela estar (provavelmente) no Commons, substituindo o

seu endereço na barra de endereço por "en.wikipedia", ela irá aparecer, também, juntamente com algumas ligações para páginas que utilizem essa imagem (se existir).

  • Se nada disto funcionar, tente ir pelos links. Por exemplo, se estivesse a tentar colocar interwikis no artigo sobre a gripe das aves, pense um pouco no tópico principal: gripe. Siga o interwiki de gripe: en:Influenza. Ora, "aves, pássaros", em língua inglesa, diz-se "avian, ou birds". Procure por essas palavras no artigo. Repare, em Abril de 2006, existia uma dedicada ao tema: "Avian influenza". Siga o artigo principal (Main article): en:Avian flu. Aproveite e confirme com um língua parecida com o português, como o castelhano: es:Gripe aviar - que tal? Parecido, não?

Desambiguações[editar | editar código-fonte]

Ao criar uma desambiguação, tenha a preocupação de:

  • se referir pessoas, liste a pessoa e imediatamente a seguir a respectiva data de nascimento e óbito. Isso irá facilitar a decisão do leitor.
  • Não use (ou, pelo menos, não abuse) dos links que fizer na página. As páginas de desambiguação, além de utilizadas pelo leitor para distinguir várias expressões (daí a tendência a criar ligações tal como nos artigos), são utilizadas pelos robôs que auxiliam os editores. OS robôs irão pegar na lista de links existentes na desambiguação e perguntar, para cada afluente, a qual do artigos listas (na desambiguação) o link (no artigo afluente) se referia. Ou seja, as opções disponíveis ao operador do robô serão todos os links disponíveis na página de desambiguação. Ora, quanto maior for a lista, mais complicado será para o operador decidir qual usar. Limite-se, portanto, a fazer ligações *apenas* para os artigos que está a desambiguar.
  • Exemplo: Verifique as opções que são mostradas ao operador do bot, para o artigo CD (desambiguação) (para esta revisão). Agora, compare com as opções em Bürglen.
Lembre-se que a página de desambiguação tende mais a ser uma ferramenta, do que propriamente um conteúdo, pelo que deverá ser priveligiada a sua utilização pelos robôs, e não pelo leitor (em circunstâncias óptimas, nunca deveriam existir ligações para desambiguações).

Encontrar redireccionamentos para destinos inexistentes[editar | editar código-fonte]

Por vezes os editores criam inúmeros links para um destino que (ainda) não existe com uma simples razão: o trabalho de pesquisa e cruzamento de informações pelos vários artigos, permitem encontrar ligações que foram criadas de diversas formas por cada um dos editores, mas cujo assunto é precisamente o mesmo. O que se pretende com isso é prevenir o aparecimento de artigos a serem fundidos. Se porventura desejar desfazer um destes redireccionamentos, tenha em conta o artigo que foi projectado para destino, e consulte os seus afluentes. -- Nuno Tavares 03:49, 9 Fevereiro 2006 (UTC)

Manutenção[editar | editar código-fonte]

Páginas de vaidade[editar | editar código-fonte]

Nota: Onde está a discussão sobre o assunto?

Se encontrar uma página que se enquadre no descrito em Wikipedia:Página de vaidade, deve:

Pretende-se, com isto, que o autor ou 1) confirme a relevância do artigo de alguma forma ou, se desejar que a página permaneça, se registe e que a página seja movida para a sua página de usuário