Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Ramonbhaskara/Uma Onda de Poder (Jen Reid) 2020

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Surge of Power (Jen Reid) 2020 (Uma Onda de Poder) é uma escultura feita de resina preta em 2020 pelo artista Marc Quinn e Jen Reid. A estátua representa Jen Reid, uma jovem manifestante negra, levantando o braço direito em uma saudação do tipo Black Power. Foi erguida clandestinamente no centro da cidade de Bristol, Inglaterra, no início da manhã de 15 de julho de 2020. Foi colocada no pedestal vazio do qual uma estátua do século XIX de Edward Colston, envolvido no tráfico de escravos no Atlântico, havia sido derrubada, vandalizada e jogada nas águas do porto da cidade por ativistas das manifestações iniciadas em memória de George Floyd no mês anterior. A estátua foi removida por ordem da Câmara Municipal de Bristol no dia seguinte à sua instalação.

História[editar | editar código-fonte]

Em 7 de Junho de 2020, a estátua de Edward Colson, um mercador proeminente, do século XVII e XVIII, da cidade de Bristol, filantropo e membro do antigo partido conservador do parlamento inglês (Tory), que esteve envolvido em tráfico de escravos no Atlântico, foi derrubada durante os protestos em memória a George Floyd no Reino Unido. Seguindo a queda da estátua, a ativista do movimento Black Lives Matter Jen Reid, uma mulher de descendência Jamaicana, subiu no pedestal vazio e fez uma saudação de punho cerrado. Uma fotografia tirada pelo marido de Reid foi postada no Instagram e vista por Quinn. Reid disse "Ver a estátua de Edward Colston ser jogada no rio foi como sentir um momento histórico acontecendo; gigante. Quando eu estava de pé no pedestal e levantei meu punho numa saudação Black Power, foi totalmente espontâneo, eu nem pensei sobre isso. Meus pensamentos imediatos foram nas pessoas escravizadas que morreram nas mãos de Colston e em lhes dar poder. Eu queria dar poder a George Floyd, eu queria dar poder a pessoas Pretas como eu que sofreu injustiças e desigualdades."

Descrição e criação[editar | editar código-fonte]

A lifesize statue of a young Black woman in contemporary clothes, her right fist raised above her head, on a white stone plinth about 3m high with inscribed bronze plaques and sculpted dolphins, against a background of trees in an urban space. A cardboard placard saying "Black lives still matter" leans on the plinth.
A escultura no lugar no local da estátua de Colston

[[Categoria:Black Lives Matter]] [[Categoria:2020 na Inglaterra]] [[Categoria:!Artigos com coordenadas no Wikidata]] [[Categoria:Estátuas de ativistas]] [[Categoria:Escultura de mulheres no Reino Unido]] [[Categoria:Esculturas por Marc Quinn]] [[Categoria:Esculturas de Resina]] [[Categoria:Estátuas removidas]] [[Categoria:Monumentos e memoriais em Bristol]] [[Categoria:Pessoas Pretas na Arte]] [[Categoria:2020 em Bristol]] [[Categoria:Esculturas de 2020]] [[Categoria:Instabilidade de 2020 na Inglaterra]]