Usuário(a) Discussão:93.108.173.19

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estive a ler o seu texto e, apesar de não me dedicar ao tema, penso que tem toda a validade referir a sua conclusão no texto. A meu ver, não é de suprimir a «opinião» que critica, mas sim de lhe contrapor a sua, que é mais que fundada. Se não está habituado a editar e a fazer notas com referência às fontes, sugiro o seguinte:

Redija uma pequena emenda ao texto e indique as fontes (título, autor, casa editora, data de edição,com página e tudo, se lhe for possível), que depois eu incluo tanto a emenda como as notas no artigo.

Abraço,Jorge alo (discussão) 04h12min de 9 de julho de 2010 (UTC)Responder

Caro usuário 93.108.173.19, muito obrigado por ter seguido a sugestão. O seu contributo terá sido apagado não por qualquer "perseguição", mas apenas por questões formais de edição, ou seja, tão-só pelo seu aspecto. Já contactei quem de direito e, se como penso, nada me for objectado, faço o que prometi e dou a volta, segundo as "regras da casa", à sua contribuição, para depois a editar.

Aliás, como eu agora fui ler os links que colocou no texto (vou fazer com eles notas), até fico com a impressão que aquilo não serão "muitos heraldistas", mas mais eventualmente alguém que andará um bocado ressabiado, e que lerá mal ou será tacanho por natureza.

Já agora, se gosta deste tema, porque não se regista? (não custa nada e qualquer coisa serve, palavra ou série de letras e números, desde que ainda não haja ninguém registado com essa designação) É que se for usuário registado (por causa do mero acto de vontade), se uma sua edição estiver fora das regras formais, antes de a apagarem avisam-no do que é preciso corrigir. E a mim dá-me a impressão que esta página da bandeira de Portugal (e se calhar outras) bem teria ainda outras coisas para corrigir. Abraço, Jorge alo (discussão) 19h40min de 27 de julho de 2010 (UTC)Responder

Confirmam-se mais coisas a corrigir[editar código-fonte]

As reproduções das bandeiras desde Afonso III até D. João II estão "falsificadas". Há uma imagem do selo de Juan I de Castela na «História de Portugal» do José Hermano Saraiva, Publicações Alfa, volume 2, p. 77, onde figuram apenas SETE castelos. Ora, assim sendo, o mais provável é que já na bandeira de D. Afonso III apenas figurassem esses sete castelos, e não 16 e 12,como está no artigo, na recriação das bandeiras até D. Manuel I.Jorge alo (discussão) 19h40min de 28 de julho de 2010 (UTC)Responder

Resposta à sua mensagem[editar código-fonte]

Olá Jorge Alo,

esta wikipedia é intimidante. Vejo-me grego para encontrar a forma de lhe responder, e o melhor que consegui foi por aqui. Obrigado pela sua notificação (já tinha visto que o meu texto tinha sido removido, mas não vi mais nada pelo menos durante o mês de Agosto) e agadeço-lhe também o seu empenho neste tema. Efectivamente, gosto de heráldica, mas estudei-a apenas como amador para meu próprio uso. Não sou um estudioso de história, apenas curioso, e quase nunca contribuí para a wikipedia. Acho que foi por isso que nunca me registei. No entanto, estou a considerar fazê-lo agora, quanto mais não seja porque deve ser mais fácil responder-lhe depois ou a qualquer outra pessoa. Realmente, isto de intuitivo tem muito pouco.

Um abraço, e até mais. Em me registando, far-lhe-ei saber quem sou.

Desculpe lá a demora[editar código-fonte]

Isto só é intimidante ao princípio, depois vê-se que não é nada assim. O problema é que de início estamos sozinhos e somos uns "nabos técnicos" e uns "analfabetos" quanto às regras de edição, discussão, etc. Já tentei remediar a minha falta quanto à ajuda que lhe prometi. Ei-lo,o "remédio".

Para se registar só tem que abrir conta (ao cimo de tudo, à direita). Estamos a formar um grupo de História, Genealogia e Heráldica, se estiver interessado (registe-se antes), ponha aqui o seu nome de usuário, por ordem albética, e altere a contagem com mais um. Abraço, Jorge alo (discussão) 15h25min de 28 de setembro de 2010 (UTC)Responder

Viva novamente[editar código-fonte]

Desta feita já como utilizador registado, espero eu. Realmente, esta mensagem é só para dizer que me registei com o nome alexmir. Vi a página que me recomendou, mas parece que está bloqueada contra edições pelo que não me pude inscrever no grupo. Verei mais tarde o que é que a Wikipedia me dá em termos de ferramentas. Boa noite, e até à próxima. (alexmir)

Eu consigo aceder à página do Tony::Jeff normalmente, e não vejo lá nada quanto a bloqueado, mas isso não tem importância nenhuma, e já lá o inscrevi. E ainda bem que veio, porque estamos a precisar, como pão para a boca, de gente para montar (com calma) a secção de Heráldica. A minha página de discussão é Usuário_Discussão:Jorge alo , com os parênteses curvos [[]], Usuário_Discussão:Jorge alo, é só clicar. Vá com calma, que ao princípio é sempre tudo novidade. Abraço, Jorge alo (discussão) 16h46min de 9 de outubro de 2010 (UTC)Responder

Breve informação sobre as actividades a decorrerem do pró-projecto História/Genealogia e Heráldica[editar código-fonte]

Começaram já a ser copiados, na Wisource, os Livros de Linhagens, editados por Alexandre Herculano nos Portugaliae Monumenta Historica, e a Historia Genealógica da Casa Real Portuguesa, do António Caetano de Sousa. Todos os que possam ajudar são bem-vindos. Devem dirigir-se aqui, para acederem às obras, e podem pedir todas as informações que necessitarem à Wikisource aqui, pois é um item propositadamente criado para a colaboração Wikipedia/Wikisource.
Muito graças ao trabalho de busca na Internet do Luís Silveira, já se recolheram e colocaram, no verbete Genealogia e nos verbetes dos respectivos autores, cerca de 17 volumes de obras. Conseguimos praticamente completar a recolha da História Genealógica da Casa Real Portuguesa (falta-nos apenas o volume de Índices Gerais), dos Brasões da Sala de Sintra, escritos pelo Anselmo Braamcamp Freire, e estamos a tentar encontrar os dois volumes que nos faltam, o II e o V, das Provas da História Genealógica. O método de busca que nos tem dado excelentes resultados, na Internet, é o de usar, na pesquisa, pequenos extractos das obras que se pretende encontrar, colocados entre comas. Se as obras estiverem na Net, aparecem.
Vamos começar a recolher e a colocar no verbete Crónicas (que aliás precisa de ser melhorado), e nos verbetes dos respectivos autores, todas as Crónicas antigas que possamos encontrar dos velhos cronistas portugueses, pelo menos até Duarte Nunes de Leão. A Biblioteca Nacional Digital tem muitas destas obras. O Internet Archive e a Google livros também são locais a pesquisar.
Está-se a levar a cabo um trabalho de recolha de fontes para a correcção do verbete Anexo:Evolução da Bandeira Nacional de Portugal. Está também em estudo a possibilidade de pedir pareceres sobre este assunto a instituições especializadas.
Começou-se o trabalho de recolha de informação para a formalização do Projecto História/Genealogia e Heráldica e a criação duma página própria do Projecto. É o Stegop que se encarregará de coordenar este assunto, bem como quem preparará, em conjunto com os que se disponibilizarem para isso, uma predefinição sobre obras de genealogia e história.
Começaram-se também a elaborar súmulas de autores contemporâneos, escritas de acordo com o nosso princípio «diga o mesmo por suas próprias palavras». As próximas serão as dos artigos «Historiografia» e «Genealogia» portuguesas do «Dicionário de História de Portugal» coordenado pelo Joel Serrão.

Abraço, Jorge alo (discussão) 12h02min de 15 de outubro de 2010 (UTC)Responder