Usuário(a) Discussão:Anti-Manipulação

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 14 de agosto de 2023 de 79a no tópico Notificação de bloqueio

Bem-vindo(a), Anti-Manipulação!

A Wikipédia é uma enciclopédia colaborativa, e com a sua ajuda, nós poderemos dar a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano!

Para colaborar, você pode:

Caso você tenha qualquer dúvida, pergunte a mim ou na página para tirar dúvidas para que outro voluntário entre em contato. Boas edições!

-- Mister Sanderson (discussão) 11h57min de 14 de agosto de 2023 (UTC)Responder

Nome impróprio[editar código-fonte]

Patrick 💬 14h03min de 14 de agosto de 2023 (UTC)Responder

Espiritismo[editar código-fonte]

Olá, bem vindo(a) à Wikipédia! Esta é uma enciclopédia livre e colaborativa. Não se sinta ofendido/a caso tenha uma edição sua desfeita, isso é uma prática comum e ocorre devido à natureza comunitária do projeto. Primeiro, tenha em vista as boas práticas de edição de acordo com as políticas e recomendações: Wikipédia:Políticas e recomendações. A sua edição na página "espiritismo" foi desfeita pois afirma como nomes alternativos da doutrina espírita alguns atributos seus que não foram dados como denominação no sentido próprio: Kardec cunhou o termo "espiritismo" como nome mais abrangente, por exemplo, e a isso somam-se atributos. Um atributo não é necessariamente um nome. Os termos que você adicionou tampouco se encontram em referências sobre denominações religiosas, seja em publicações históricas ou em discursos correntes atuais, censos demográficos ou estudos acadêmicos da religião, que em geral fazem referência a "espiritismo", "doutrina espírita" ou "kardecismo". Assim, sua edição foi uma extrapolação desproporcional (WP:PESO) do material das fontes primárias, interpretado de uma forma questionável e que não se encontra no uso corrente. Assim, não cumpre WP:NOTORIEDADE, WP:IMPARCIAL e é pesquisa inédita (WP:NPI) afirmar que os termos que você adicionou são de fato nomes. Em segundo lugar, também sou espírita. Tudo de bom! Bafuncius (discussão) 14h09min de 14 de agosto de 2023 (UTC)Responder

Olá, Bafuncius! Primeiramente, gostaria de esclarecer que a denominação Consolador e Terceira Revelação estão claramente implícitas nas obras de Kardec e em inúmeras obras históricas do Espiritismo. Vamos começar pelo termo Consolador; no Evangelho Segundo o Espiritismo (1864, 105-107 p) o capítulo se refere claramente ao Espiritismo sendo denominado por o "Consolador prometido". Mas posso colocar outras referências, de pelo menos uns dez livros de diferentes autores, de vários períodos da historicidade espiritista confirmando esse fato se você preferir. Porém para começar posso citar somente quatro, para não ficar muito extenso, ok?
Cairbar Schutel, que teve grande importância na história da divulgação do Espiritismo, no livro Espiritismo e Materialismo (1925, 27p) diz da seguinte maneira: "Assim é que desfraldando a grande bandeira "Fora da Caridade não há salvação" o Espiritismo (que é o Consolador prometido  por  Jesus,  "S.  João  XIV,  26")  vem  nos fazer lembrar o que disse o Filho de Deus".
No livro "Tesouros de Alegria (1992, prefácio) Emmanuel, através da psicografia de Chico Xavier que é um dos maiores divulgadores da Doutrina Espírita no Brasil diz da seguinte maneira "A Doutrina Espírita é o Consolador por Ele prometido."
Allan Kardec, o próprio codificador, na Revista Espírita (1861, 418p) diz desse modo: "Sim, o Espiritismo é a Terceira Revelação."
Vianna de Carvalho, no livro Atualidade do Pensamento Espírita (1998, 265p) pela psicografia de Divaldo Franco, reconhecido internacionalmente como um divulgador espírita por excelência, diz assim; "Foi Allan Kardec quem, inegavelmente, interpretou o belo fenômeno da Transcomunicação Instrumental, desde o seu início, através do qual descobriu e confirmou a imortalidade da alma, e construiu, com os Espíritos, essa incomparável Doutrina, que é a Terceira Revelação."
Portanto, o sentido denotativo está claramente acusando o nome próprio em todos os casos e não somente um "atributo", além de todas as referências estarem escritas nas obras originais com letra maiúscula, confirmando que não é simplesmente um adjetivo ou uma qualidade do Espiritismo mas sim um nome alternativo. Sendo estes quatro livros como partes da história do movimento espiritista em diferentes épocas e altamente relevantes, escrito através de pessoas de grande importância para o movimento espírita, conclui-se, pois, que tanto o Consolador e tanto a Terceira Revelação são nomes alternativos para o termo Espiritismo.
Agora eu gostaria que você me desse alguma referência a estes dois termos questionáveis "kardecismo" e "espiritismo kardecista" como sendo nomes próprios para o termo Espiritismo em alguma obra espírita, pois, já li centenas de livros espíritas e tenho mais de mil livros e nunca vi tal expressão em uma sequer!
Estes dois termos causam depreciação e confusão nas pessoas e naquilo que o Espiritismo representa! Além de ser uma minoria que diz, simplesmente por ignorância, sendo portanto irrelevante, merecendo descrédito!
Gratidão irmão, tudo de bom para você também! Anti-Manipulação (discussão) 16h39min de 14 de agosto de 2023 (UTC)Responder
Anti-Manipulação, você continua extrapolando e fazendo pesquisa inédita ao dizer "o sentido denotativo está claramente acusando o nome próprio", porque em nenhum lugar Kardec ou algum consenso de estudiosos do espiritismo afirmam categoricamente "outro nome oficial para se referir à doutrina espírita como um todo é Terceira Revelação" ou "Consolador", e em nenhum lugar esses atributos foram dados como nomes oficiais da religião por instituições ou pessoas notórias que estudam o espiritismo. Um nome não é definido apenas por se encontrar como predicativo em uma frase, dizer "Espiritismo é X" não torna X automaticamente um nome - na maioria das vezes é apenas um atributo. Por isso você não entendeu a distinção entre "nome" e "atributo". Não posso dizer que "verde" é um dos nomes oficiais de "limão" só porque "limão é verde". Ou outro exemplo, afirmar "As Pirâmides de Gizé são a Primeira Maravilha do Mundo" é válido, porém não posso dizer que um dos nomes de "Pirâmides de Gizé" é "Primeira Maravilha do Mundo" e colocar no artigo Pirâmides de Gizé uma introdução do tipo "Pirâmides de Gizé ou Primeira Maravilha do Mundo é um sítio arqueológico (...)". Esse está sendo o problema. Além do mais, por motivos de parcialidade, não se pode colocar judaísmo como Primeira Revelação, cristianismo como Segunda etc., mesmo que haja afirmações para tais atributos em diversas fontes internas. Esses atributos não são os nomes oficiais; querer extrapolar é pesquisa inédita e fere questões de neutralidade e imparcialidade da enciclopédia. Existem inúmeras outras descrições e contextualizações do espiritismo em frases como "Espiritismo é X", mas você está confundido adjetivos e descritores como nomes oficiais. Sobre "kardecismo", isso é uma discussão que já ocorreu, vide aqui: [1]. É um termo utilizado por exemplo como um dos descritores no sistema do IBGE: [2]; encontra-se como sinônimo na totalidade dos dicionários de português; além de corrente em diversas fontes acadêmicas: [3]. Não importa se o uso é criticado pela maioria dos espíritas, a acepção tornou-se sinônima e encontra-se corrente em dicionários. Já há uma seção de crítica a este no termo no artigo, basta que o leitor seja paciente e continue lendo. Bafuncius (discussão) 17h35min de 14 de agosto de 2023 (UTC)Responder

Notificação de bloqueio[editar código-fonte]

Este(a) editor(a) está bloqueado(a).
Foi bloqueado(a) por 79a durante tempo indeterminado.
Motivo(s): Contas múltiplas: WP:PATO de Melanie Yoong.

-- Sete de Nove msg 17h42min de 14 de agosto de 2023 (UTC)Responder