Usuário:Albertoleoncio/Ideias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
WP:Pseudoredirect

Há consenso que a política de verificabilidade deve ser respeitada, uma vez que:

Verificabilidade significa que pessoas lendo e editando a enciclopédia podem checar se a informação provém de uma fonte confiável. A Wikipédia não publica pesquisa inédita; todo seu conteúdo é determinado pela informação previamente publicada ao invés de se basear apenas nas opiniões, crenças e experiências de seus editores. Mesmo se você tem certeza de que algo é verdadeiro, isto deve ser verificável através das fontes da informação antes de você adicioná-lo.

O princípio da verificabilidade é uma das três diretrizes de conteúdo da Wikipédia. As outras duas são o princípio da imparcialidade e o princípio de não-incorporação de pesquisas inéditas. Conjuntamente, estas diretrizes determinam o tipo e a qualidade do material que é passível de publicação no domínio principal da Wikipédia. Considerando que estas três diretrizes são mutuamente complementares, elas não devem ser interpretadas isoladamente e os editores devem, portanto, familiarizar-se com todas as três. Os princípios em que estas três diretrizes estão fundamentadas não são negociáveis ao nível da Wikipédia lusófona e não podem ser alterados por outras recomendações, votações ou consenso da comunidade de editores.

 
Grifos meus - WP:V.

Entretanto, não existe um consenso claro sobre o que deve ser feito com conteúdo sem fontes que já esteja publicado e que possua notoriedade indiscutível. A proposta inicial desse tópico é redirecionar tais artigos para "artigos guarda-chuva", evitando assim a eliminação e, por conseguinte, a possível republicação do conteúdo quando houver editores dispostos a referenciar. Foi apontado que, uma vez esse artigo tenha sido sido redirecionado, seu conteúdo se torna inacessível ao usuário-final e, por conseguinte, a uma perda da função primordial da Wikipédia, que é fornecer informação ao leitor.

Nisso, gostaria de propor outro método inspirado no soft-redirect na Wikipédia Anglófona (exemplo) e o redirecionamento de asteroides (exemplo). A ideia seguiria esses princípios:

  1. O soft-redirect só pode ser utilizado para artigos que possuam relação de menor para maior, por exemplo: Livros para Autor, Álbum para Artista, Pintura para Pintor, Episódio para Série, Praia para Cidade, etc...
  2. Todos os afluentes e as categorias que a página possua devem ser mantidos. Além disso, a página de destino deve possuir, no mínimo, uma ligação para a página redirecionada (por exemplo, o artigo do escritor deve possuir uma ligação para o livro). Isso forneceria publicidade suficiente da existência da página, possibilitando que a própria seja encontrada e futuramente referenciada.
  3. A página conteria tal conteúdo:

Redirecionado para:Exemplo
Essa página é um soft-redirect.