Usuário:Liquet/Mr. Denton on Doomsday

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"Mr. Denton on Doomsday" é o terceiro episódio da série americana antológica para televisão The Twilight Zone. Foi ao ar pela primeira vez em 16 de outubro de 1959 na CBS. Foi o primeiro episódio de Twilight Zone a ser reprisado.

Narração de abertura[editar | editar código-fonte]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Al Denton já foi conhecido como o pistoleiro mais rápido da cidade, mas pelo crescente sentimento de culpa ao pensar nas pessoas que derrotou em seus duelos de armas (um dos quais era um adolescente), ele se tornou um alcoólatra e virou motivo de chacota da cidade. Um misterioso vendedor chamado Henry J. Fate faz com que Denton recupere inexplicavelmente seu talento especial no tiro e, mais uma vez, inspire o respeito e a admiração dos habitantes da cidade; Denton explica a Liz, uma garota de salão, que isso só fará com que pistoleiros famintos por reputação o procurem e, inevitavelmente, o matem. Ele se limpa e fica sóbrio, mas apenas, diz ele, para morrer com dignidade. Tal como Denton previu, logo surge um desafio que Denton não ousa recusar.

O ainda cansado e não tão seguro Denton pratica no deserto para seu duelo suicida, mas ele erra seus alvos miseravelmente e conclui que ele deve fugir da cidade. Enquanto arruma suas coisas e tenta fugir na cobertura da noite, ele puxa conversa com Fate, que parece saber coisas sobre Denton e lhe oferece uma saída. O destino oferece a ele uma poção que torna quem a bebe no pistoleiro mais rápido do Oeste por exatamente dez segundos. Denton está cético, mas o destino o incita a beber uma amostra grátis e Denton bebe, o que faz ele perceber imediatamente que é verdade.

Na hora marcada, Denton enfrenta seu adversário, Pete Grant, um jovem pistoleiro ousado. Denton engole sua poção e percebe que seu oponente está segurando uma garrafa vazia idêntica. Grant e Denton percebem que o destino os enganou, mas é tarde demais para desistir do duelo. Cada homem atira no outro na mão, causando ferimentos leves, mas que arruinam para sempre a capacidade de ambos de puxar o gatilho.

Denton diz a seu jovem oponente que os dois foram abençoados porque nunca mais poderão atirar com raiva. Ele diz a Liz que Grant tem sorte porque aprendeu essa lição cedo. Henry J. Fate tira o chapéu para Denton e cavalga silenciosamente para fora da cidade.

Narração de encerramento[editar | editar código-fonte]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Notas do episódio[editar | editar código-fonte]

Este episódio é um dos poucos na série cuja sequência de abertura apresenta um olho com rímel pesado. Estava colado sobre a abertura original quando "Mr. Denton on Doomsday" foi reeditado em 24 de junho de 1960. Embora o engessamento das introduções da primeira temporada (incluindo a maioria dos episódios com esta introdução alternativa) não seja incomum devido à reprise da temporada de verão de 1961, este é o único caso da introdução alternativa da primeira temporada engessando o original.

Em seu filme promocional de 1959 mostrado a patrocinadores em potencial, Rod Serling resumiu uma versão anterior do enredo deste episódio sob o título original, "Death, Destry e Mr. Dingle". Conforme contado por Serling, a premissa inicial é semelhante, mas a primeira versão parece ter mais tom cômico, envolvendo uma simpática professora que involuntariamente ganha notoriedade como uma pistoleira de ponta. O nome "Sr. Dingle" (originalmente destinado ao personagem Dan Duryea) seria usado por Serling para um episódio futuro, com Burgess Meredith interpretando o personagem homônimo em " Sr. Dingle, o Forte " em 1961. A gaita de fundo está tocando a canção folclórica russa "Stenka Razin" (cuja melodia foi posteriormente adaptada para o sucesso de 1965 " The Carnival Is Over " dos The Seekers ).

O discurso de Al Denton para Liz Smith, no qual ele descreve ter sido um grande atirador até que começou a beber depois de ser "chamado" por um garoto de 16 anos, foi parodiado na comédia de Mel Brooks , Blazing Saddles . Nesse filme, o Waco Kid ( Gene Wilder ) também foi um grande atirador até ser desafiado (e baleado) por uma criança de seis anos, levando-o a se tornar um alcoólatra.

Martin Landau, interpretando aqui o valentão sádico do protagonista da história, Al Denton, retornaria à Twilight Zone cinco anos depois em “ The Jeopardy Room ”; desta vez, ele é a vítima tratada com sadismo - um major da KGB que deseja desertar, mas é alvo de assassinato. [1]

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

  • Sander, Gordon F . : Serling: A Ascensão e o Crepúsculo do Último Homem Irritado da Televisão . Nova York: Penguin Books, 1992.
  • Zicree, Marc Scott: The Twilight Zone Companion . Sillman-James Press, 1982 (segunda edição)
  • DeVoe, Bill. (2008). Curiosidades de The Twilight Zone . Albany, GA: Bear Manor Media.ISBN 978-1-59393-136-0
  • Vovó, Martin. (2008). The Twilight Zone: Abrindo a porta para um clássico da televisão . Churchville, MD: OTR Publishing.ISBN 978-0-9703310-9-0ISBN 978-0-9703310-9-0
  • Agora extinta Fair Lawn, banda de New Jersey Mathcore The Number 12 Looks Like You tem uma citação deste episódio na faixa intitulada "Document: Grace Budd" do álbum de estreia Put On Your Rosy Red Glasses (2003). O nome da banda vem de um episódio do Twilight Zone , "Número 12, parece que você ". 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. Dawidziak, Mark (21 July 2017). «10 essential Martin Landau roles (appreciation)». The Cleveland Plain Dealer. Consultado em 20 April 2019  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)