Usuário Discussão:Contoaberto/O Meio é a Mensagem

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 25 de dezembro de 2013 de Camila Fontoura no tópico Modificações
Acho que vocês trabalharam pouco dentro do que poderiam fazer para melhorar o verbete. Há ainda uma série que questões para serem melhoradas, mas, pelo que percebi, vocês se ativeram a apenas dois momentos mais evidentes: a apresentação do verbete e o tópico sobre “Outros conceitos”. No primeiro, acho que, ao invés de ampliar a apresentação, vocês poderiam separar parte deste trecho para um segundo momento, talvez desenvolvendo um novo tópico. Afinal, é importante que as apresentações mantenham-se curtas e objetivas. Para o tópico “Outros conceitos”, acho que vocês fizeram adições interessantes, mas não entendi porque cortaram o trecho sobre o “meio é a massagem”, que é uma curiosidade importante para este verbete especificamente. Além disso, todo este tópico é construído a partir de relações tangenciais com o tema do verbete. Por isso, muita coisa pode ser objetivada. De concreto, eu recomendaria que vocês focassem no assunto do verbete em si, falando um pouquinho sobre as ideias no livro “The medium is the massage”, comentando um pouco mais sobre a importância que McLuhan atribui aos meios, talvez introduzindo alguma passagem para discutir a ideia de “viés” dos meios de comunicação, introduzida por Innis, e que ajudou a construir o conceito de mídia. Tudo isso poderia aprofundar o verbete, na minha opinião.
Contoaberto (discussão) 21h17min de 18 de dezembro de 2013 (UTC)Responder
 Vale explicar um pouco o que é a tribalização, ou ligar a outros verbetes.
 Mesmo detalhe que expliquei para o outro grupo (acho que vocês usaram a mesma fonte): o próprio McLuhan rebate a ideia de que
 a Aldeia Global é um ambiente utópico. Cuidado ao simplificar a ideia de Aldeia como solidariedade, e de internet com isolamento.
 O conteúdo novo é interessante, mas deveria focar mais no tema próprio do verbete.
 Ainda assim, o verbete teve uma limpeza e reorganização bem positivas. Vocês colocaram até predefinições para as referências.
 Gdutra (discussão) 01h08min de 19 de dezembro de 2013 (UTC)Responder


Foto[editar código-fonte]

A foto precisa ser atualizada. Procurem e editem o verbete com a de algum celular mais moderno, mas atenção para os direitos autorais.

Camila Fontoura (discussão) 17h49min de 27 de novembro de 2013 (UTC)Responder

Achei esse trecho do livro do Mcluhan e acho que talvez encaixe melhor na foto, já que a do celular parece um pouco vaga e a própria Wikipédia achou necessário um esclarecimento.

"Ele afirmava que o conteúdo de qualquer meio ou veículo é sempre outro meio ou veículo (basta vermos o exemplo da Internet: é um "meio" que atua dentro de outro "meio" – o computador)"

Poderíamos colocar um computador conectado mostrando os meios! O que acham? Ou preferem manter a mesma?

Lorena Lisboa (discussão) 23h57min de 27 de novembro de 2013 (UTC)Responder

Por mim tudo bem. Cheguei a procurar algumas fotos no Wikimedia Commons (só pode pegar nesse site), mas todas elas são parecidas com a que tá no verbete. Dá uma olhada por lá e tenta achar alguma boa de um computador!

Camila Fontoura (discussão) 00h18min de 28 de novembro de 2013 (UTC)Responder

Tem poucas fotos disponíveis. Mas acho que encontrei uma que servirá! https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/47/Acer_Aspire_8920_Gemstone_by_Georgy.JPG

Lorena Lisboa (discussão) 01h32min de 28 de novembro de 2013 (UTC)Responder

Modificações[editar código-fonte]

  • Coloquei links em meios quentes e frios e em aldeia global.
  • Editei a parte sobre meios quentes e frios.
  • Adicionei informações na seção contexto
  • Exclui ligações internas que não existiam e criei algumas que achei necessárias.
  • Exclui a seção O meio é a mensagem, que além de ter o mesmo nome que o verbete( o que não é legal, segundo o Gabriel), falava apenas de curiosidades pouco relevantes.
  • Alterei a foto
  • Exclui o paragrafo inicial da seção a capacidade cognitiva humana. Após discussão com o grupo entramos em consenso e achamos que ela estava muito complexa e não era relevante.

Lorena Lisboa (discussão) 19h15min de 27 de novembro de 2013 (UTC)Responder

  • Editei um pequeno pedaço do início do verbete. Ainda vou dar uma checada para ver se não há melhoras a serem feitas.
  • Estou editando toda a parte de referências de acordo com o tutorial do Wikipédia (Wikipédia:Livro de estilo/Referências e notas de rodapé). Por favor não mexam nessa parte! Dá um pouco de trabalho de fazer. Se estiver algo errado ou estranho me avisem.
  • Refiz as ligações externas de acordo com o tutorial do Wikipédia (Ajuda:Guia de edição/Ligações externas).
  • Em algumas partes do verbete citava que o nome do livro era Os Meios de Comunicação como Extensão do Homem, quando a tradução correta é, na verdade, Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. Corrigi.
  • Havia algumas partes do verbete em que o livro de McLuhan era citado como fonte, porém como não colocaram referência, o Wikipédia indicava que carecia de fontes. Então adicionei referências a estes trechos.
  • Mudei a legenda da foto.
  • Estou fazendo pequenas alterações no texto, mudando algumas pontuações e trocando palavras para facilitar a leitura e deixar o texto com um formato mais acadêmico (não muito formal e nem informal demais).
  • Coloquei a referência que a Tamires pediu e editei as que a Larissa colocou para ficarem todas no mesmo padrão.
  • Retirei aquele retângulo do início do verbete que dizia que ele precisava de formatação devido à carência de fontes. Acredito que todos as informações da página agora tem referência.
  • Adicionei o conceito de tribalização conforme o Gabriel havia sugerido, mas tive que retirar o conceito de Evolução das mídias, linguagem e classificação dos meios porque falava sobre a mesma coisa mas de uma maneira bem mais resumida.
  • Adicionei a parte que explica sobre o erro no título do livro O Meio é a massagem, conforme o professor sugeriu, pois havíamos retirado na primeira edição do verbete.

Camila Fontoura (discussão) 19h08min de 25 de dezembro de 2013 (UTC)Responder

  • Editei o comecinho da subsessão "O meio de comunicação como extensões do ser humano" explicando melhor o conceito de prótese técnica, que estava mal desenvolvido. Achei os exemplos mal formulados e melhorei as palavras para ficar mais inteligível. Também acrescentei um novo exemplo, que é a extensão da visão, já com a referência.
  • Acrescentei informações que considero relevantes na obra e não tinham sido citadas aindana explicação da expressão O meio é a mensagem, já com referência. Camila, se eu estiver colocando as referências de forma errada, me avise!
  • Melhorei a explicação de Aldeia global e agreguei alguns conceitos que explicam a teoria com uma visão de McLuhan que ainda não estava sendo citada
  • O final da sessão A capacidade cognitiva humana estava carecendo de fontes e acrescentei referência
  • Acrescentei outra atribuição da classificação quente e frio que considero importante na subsessão Meios quentes e meios frios, mas não me aprofundei muito. Afinal, quem quiser saber detalhadamente deve ver o artigo principal.
  • Dei uma checada melhor na explicação da teoria O meio é a mensagem e achei que ainda faltavam conceitos importantes de McLuhan que não estavam sendo explicitados no verbete. Acrescentei novas informações, com a ligação interna que julguei necessária e com as devidas referências.

Larissa de Oliveira Cesar (discussão) 14h36min de 28 de novembro de 2013 (UTC)Responder

  • Acrescentei mais um conceito em Outros conceitos do mesmo autor que não tinha. Camila, tem que colocar uma referência nessa parte depois de "civilização da eletricidade." e antes de "Na civilização", em Evolução das mídias, linguagem e classificação dos meios. A referência é McLUHAN, Marshall. A Galáxia de Gutenberg. São Paulo: Cultrix, 1967. Tentei varias vezes, mas não consegui.

Tatyts (discussão) 15h51min de 28 de novembro de 2013 (UTC)Responder

Carece de fontes[editar código-fonte]

Camila, na parte de outros conceitos do mesmo autor acho que você poderia colocar como fonte o próprio livro, Understanding Media: The Extensions of Man. E já consta na bibliografia!

Lorena Lisboa (discussão) 22h54min de 27 de novembro de 2013 (UTC)Responder

A capacidade cognitiva humana[editar código-fonte]

Meninas, na seção a capacidade cognitiva humana o primeiro paragrafo parece irrelevante para o resto do texto e também um pouco complexo por causa do uso de termos técnicos. Vocês concordam em deletar ou acham importante mantê-lo?

Lorena Lisboa (discussão) 01h25min de 28 de novembro de 2013 (UTC)Responder