Vaaren

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vaaren
Primavera
Autor(es) Sigrid Undset
País Noruega
Gênero Romance
Localização espacial Christiania
Edição portuguesa
Tradução Luís Forjaz Trigueiros
Editora Livraria Tavares Martins
Lançamento 1945
Edição brasileira
Tradução Juvenal Jacinto
Editora Delta / Opera Mundi
Lançamento 1969 / 1973

Vaaren ("Primavera", no Brasil e em Portugal) é um romance da escritora norueguesa e ganhadora no Prêmio Nobel de Literatura de 1928, Sigrid Undset, publicado pela primeira vez em 1914. [1]. O livro foi bastante elogiado, sendo sucesso de vendas ainda no ano de lançamento.

A historiadora literária Liv Bliksrud comenta que o romance "está entre os mais instrutivos e moralizantes de Undset", com sua forte ênfase no significado do matrimônio. [2]

Trama[editar | editar código-fonte]

O romance centra-se na história do relacionamento entre Torkild e Rosa Weber, desde a infância até a vida matrimonial, e é dividido em duas partes:

A primeira narra sobre infância dos dois e suas respectivas famílias. Torkild nutre um amor não correspondido por Rosa, que, após perder a mãe, encontra-se sozinha no mundo. A família de Torkild também já passou por situação semelhante, e, agora, com o retorno do irmão mais velho, Axel, que há muito tempo se encontrava ausente da casa dos pais, é chegado o momento de reviveram fantasmas do passado.

A segunda parte é centrada no casamento dos protagonistas que, aparentemente parece fruir tranquilamente, até a morte do filho recém-nascido. O casamento de Torkild e Rosa entra em colapso e ambos precisam de muita sabedoria para aprenderem a lidar com a situação.


Referências

  1. Hamm, Christine. «SNL-Sigrid Undset». Consultado em 12 de março de 2024 
  2. «Sigrid Undset». Consultado em 13 de março de 2024