Vaasa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gamla Vasa 1840-tal.jpg

Vaasa (sueco: Vasa) é uma cidade na costa oeste da Finlândia. Recebeu o título de cidade em 1606, durante o reinado de Carlos IX da Suécia. Seu nome se deve à Dinastia Vasa. Vaasa tem uma população de 57.266 (2005), e é parte da região da província da Finlândia Ocidental.

A cidade é bilíngüe com 71,5% da população falando finlandês como sua língua materna, e 24,9% utilizando o Sueco como primeira língua. A cidade é um importante centro da cultura Fino-sueca.

Geografia[editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

A história de Korsholm (Mustasaari) e também de Vaasa começa no século XIV, quando exploradores da região desembarcaram na atual Vaasa. Na metade do século se construiu a Igreja de Santa Maria, e em 1370 o forte de Korsholm, o Crysseborgh, foi tomado e serviu como centro administrativo do Condado de Vaasa. O rei Carlos IX da Suécia fundou em 2 de outubro de 1606. Em 1611 foi rebatizado em honra a Casa Real de Vasa.

Graças a sua proximidade do mar e grande atividade comercial, Vaasa se converteu em um importante centro industrial no século XVII, ocasionando no crescimento da população.

Vaasa foi reconstruída cerca de sete quilômetros a noroeste de seu local original em 1862, após um incêndio que destruiu a cidade em 1852. A nova cidade foi planejada por Carl Axel Setterberg . As conseqüências desastrosas do fogo foram considerados como o projeto incluía cinco avenidas largas que dividiram a cidade em seções e cada bloco foi dividido por becos .

Pessoas Célebres[editar | editar código-fonte]